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cruzasse São Paulo diariamente.

Segundo pesquisa divulgada re-centemente pela rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope, o paulistano vê o trânsito como o segundo maior problema da cidade, atrás apenas da saúde. A pesqui-sa relata que as pessoas gastam, em média, 2:49h se locomovendo dentro de São Paulo. Amobilidade urbana já é uma das questões mais importantes para o paulistano, já que hoje as pessoas gastam, em média, 30% do seu tempo útil presas no engarrafamento.

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2 Apenas Restaurantes classifcados pelo Guia Quatro Rodas (bom padrão operacional) e Fast Foods Bob’s, China in Box, Habib’s, Lig Lig, McDonald’s, Pizza Hut, Casa do Pão de Queijo, Giraffas, Burger King, Jin Jin, Spoleto, Baked Potato, Subway, Black Dog, Bon Grillê, Gendai, Rei do Mate, Vivenda do Camarão, Griletto, Roasted Potato, Divino Fogão, China House e pequenas redes.

3 Informações levantadas junto ao Banco Central do Brasil.

4 Dados fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

5 Dados fornecidos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo. - Pico Manhã: das 7 às 10 horas. - Pico Tarde: das 17 às 20 horas.

6 Estatísticas levantadas junto a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. - Mês de referência: Dezembro de 2011 - Total de assaltos (roubos e furtos): 24.890 ocorrências - Total de veículos roubados ou furtados: 6.188 ocorrências.

7 Levantamento realizado pela CET de 6 a 10 de fevereiro de 2012. - A extensão de lentidão obtida é a média das máximas lentidões no período. - Para o cálculo da lentidão foram agrupados os sentidos e pistas de cada via. - Porcentagem do trecho monitorado do corredor que se manteve lenta durante o período pesquisado.

Segundo Assumpção , o desenvol-vimento de novas centralidades equilibra-das e independentes pode ser uma solução na redução da mobilidade urbana, aumen-to da segurança e qualidade de vida; pode mudar, ainda, a imagem que os paulistanos têm de uma cidade dividida em zonas co-mercial, residencial e industrial, pois apro-xima postos de trabalho e opções de estudo e de lazer às residências. Essa descentra-lização pode desafogar o trânsito e tornar toda a cidade mais efcaz e agradável para seus moradores e visitantes.

Chácara Santo Antônio

e Berrini

AChácara Santo Antônio concen-tra 70 edifícios corporativos, com um esto-que total de mais de 360 mil m², com valo-res de locação variando entre R$ 45,00/m² e R$ 75,00/m² por mês. A região apresenta uma das menores taxas de vacância da ci-dade, 0,94%, e para atender essa demanda por escritórios na região, estão sendo cons-truídos mais de 54 mil m².

A Chácara Santo Antônio conta com cerca de 15 restaurantes 2 , 18 agências bancárias 3 e 4 faculdades/escolas 4 . A Rua Alexandre Dumas, princi-pal via da região, apresentou um volume de 1.200 veículos por hora no horário de pico da manhã e 700 veículos no pico da tarde 5 . Para melhorar a circulação das pessoas na Chácara Santo Antônio, a re-gião conta com a estação Granja Julieta de Trem da CPTM.

Em dezembro de 2011, o 11º Dis-

trito Policial de Santo Amaro, pelo qual a região é atendida, foram registradas quase 600 ocorrências de assaltos e 90 veículos roubados ou furtados.

Já a região da Berrini conta com 117 edifícios, que totalizam mais de 970 mil m², com valores de locação variando entre R$ 55,00/m² e R$120,00/m² por mês. A região também possui uma alta procura por espaços corporativos, com uma taxa de vacância de apenas 1,71%. Para atender essa alta demanda, estão sendo construídos quase 390 mil m² na região.

A Berrini concentra mais de 70 restaurantes, 37 bancos e quatro faculda-des/escolas, além de contar com o Morum-bi Shopping, Market Place e Nações Uni-das na região, que possuem mais de 110 mil m² de lojas e serviços.

A Avenida Luis Carlos Berrini, principal via da região, não apontou len-tidão no horário de pico da manhã e 32% no pico da tarde, nos 3,9 Km de extensão monitorados pela CET (Companhia de En-genharia de Tráfego) 7 .

Para facilitar a mobilidade na região, há as estações de Trem da CPTM Berrini e Morumbi.

O 96º Distrito Policial de Mon-ções, que atende a região da Berrini, regis-trou quase 390 ocorrências de assaltos e 74 veículos roubados ou furtados, no mês de dezembro do ano passado.

Para o arquiteto Lourenço Gimenes , essas regiões são vistas com excelência para o mercado corporativo, exclusivamente em função da disponibilidade de edifícios com tipologia adequada às empresas.

“O desenvolvimento de novas centralidades equilibradas e independentes pode ser uma solução na redução da mobilidade urbana, aumento da segurança e qualidade de vida”.

Thomaz Assumpção

Presidente da Urban Systems

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