Page 32 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

E

scolher uma região em São Paulo para instalar uma empresa não é ta-refa fácil. Não depende apenas do valor do m² ou das instalações do espaço corporativo. A busca por um local englo-ba fatores muito mais complexos do que esses. Nessa matéria vamos tratar dos se-guintes blocos de regiões: (I) Chácara San-to Antônio e Berrini, (II) Faria Lima/Itaim Bibi e Vila Olímpia, (III) Barra Funda e Pinheiros/Perdizes, (IV) Centro e Paulista e (V) Alphaville.

Entre os elementos selecionados como principais para analisar essas regi-ões estão os seguintes: (I) acessibilidade urbana, que engloba o transporte público e o trânsito; (II) infraestrutura de serviços, como restaurantes, shoppings centers, ban-cos, faculdades e escolas; (III) segurança, como assaltos, furtos e roubos 1 de veícu-los, e (IV) imagem corporativa, que trata

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 32

da imagem das ruas e avenidas largas, resi-dências, e como a região é vista no geral. Neste cenário, o potencial imobi-liário de São Paulo está bastante limitado devido ao crescimento rápido que deu à ci-dade o título de centro fnanceiro do Brasil e de uma das maiores capitais do mundo. Infelizmente para a cidade, esse cresci-mento se deu de forma desorganizada, o que, atualmente, gera uma série de difcul-dades, entre elas a questão da mobilidade dentro da cidade.

É o que aponta o diretor da Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográfcos em mapas digitais para dimensionamento de tendências em mercados e cidades, Thomaz Assumpção , que declara que “os principais problemas de mobilidade acontecem justamente em função da falta de planejamento urbano, somado a um crescimento desordenado

das cidades que têm como consequência um transporte público defciente, que não acompanha as necessidades de uma popu-lação crescente. Isso acaba privilegiando o transporte particular, o que só piora o trânsi-to e o acesso ao trabalho, estudo ou lazer”. Mas não é apenas o investimento direto em transporte que pode melhorar o cenário da mobilidade urbana no Brasil. Hoje é comum que os centros das grandes cidades importemmão de obra da periferia, forçando um cansativo deslocamento de milhares de pessoas diariamente. Segundo dados da Prefeitura, há na capital paulista 50 empregos para cada 100 habitantes, em média. Em Itaquera, por exemplo, a média cai para 16 vagas para cada 100 morado-res. O restante da população passa em mé-dia mais de duas horas do trânsito por dia para ir e voltar do trabalho. É como se toda a população de Santos, 418 mil pessoas,

i n

o l

¹ Caracteriza-se roubo quando a vítima é abordada pelo meliante através de força física ou portando qualquer tipo de arma, já o furto é quando a vítima não percebe a subtração do bem ou não está presente no momento.

Page 32 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »