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gura. Em menos de 10 anos tivemos oito planos econômicos e uma infação anual que chegou a atingir 1.782,90% em 1989. Com o crescente aumento do setor terciá-rio na economia da capital, o investimento em imóveis para locação comercial foi to-mando novas dimensões, tornando-se cada vez mais um excelente investimento. Esse mercado teve um grande crescimento: de 2,1 milhões de m², em 1970, para 6,3 mi-lhões de m² em 1998 e, agora, 9,8 milhões de m² em 2009.

4.1 – Deslocamento do mercado de escritórios para a região sul da cidade.

Existe uma tendência mundial de se tentar ocupar áreas degradadas de ma-neira mais racional, atraindo investimentos privados para o desenvolvimento de tais

as mesmas características: região portuá-ria, desativada, e que com o abandono ge-rou uma região degradada e desvalorizada. A exemplo do Battery Park, os Docklands passaram por várias propostas de projetos até que o projeto atual fosse aprovado. Hoje, a mistura de áreas comerciais, escri-tórios e residências tornou os Docklands uma das áreas mais nobres da cidade. Em São Paulo, o deslocamento dos centros comerciais de certa forma se-guiu este mesmo modelo. Inicialmente, o conhecido “triângulo” do centro, foi ali es-tabelecido por seu uma das melhores loca-lizações, longe dos pontos de alagamento e próxima de seus consumidores. A primeira migração, já durante o período do café, foi para Paulista, local alto, igualmente longe de pontos de várzeas de rios e livre das enchentes. Mas com a nova Avenida Fa-ria Lima e o desenvolvimento do primeiro

cemos hoje. De lá para cá o estoque total da cidade cresceu cerca de 54%, um cres-cimento expressivo e importante, consi-derando que São Paulo é a maior capital econômica e fnanceira do Brasil. Como apresentado na matéria do trimestre anterior 5 , uma das áreas previstas para um grande crescimento é a continuação da Marginal Pinheiros, em direção ao sul. Esperemos, contudo, que esse crescimento seja acompanhado de melho-ria das condições de transporte e acesso, dois itens que tem se mostrado como gran-des colaboradores no crescimento comer-cial corporativo da cidade e que, infeliz-mente, a história nos mostra que sempre esteve aquém do que a cidade necessita. n

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