Page 22 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

com outra paisagem. Assim, neste artigo, gostaríamos de elucidar como essas máquinas, sempre presentes no nosso dia-a-dia se mo-vem de um andar ao outro. Vamos dar uma olhada nos sistemas de controle que decidem onde o elevador vai e os sistemas de segurança que evitam que catástrofes aconteçam.

Se voltarmos no tempo e pensarmos em grandes cons-truções que nos foram legadas por antigas civilizações, perceberemos que o uso de um mecanismo rudimentar de elevadores já era usado. Talvez o exemplo mais visível deste tipo misterioso de engenharia esteja nas Pirâ-mides do Egito, construídas a mais de 2500 anos a.C. A maior delas, também chamada de Pirâmide de Quéops, tem 146 m de altura, o equivalente a um edifício de 48 andares. Ela é até hoje a construção mais pesada de toda a história da humanidade com 2,3 mi-lhões de blocos de rocha, cada um pesando em média 2,5 toneladas. Sendo homens mui-to ricos e donos de muitos escravos, os Fara-ós só precisavam mesmo é de tempo, porque aparentemente, a questão da engenharia já tinha sido resolvida.

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 22

de 10 livros e é considerado um importantíssimo documento his-tórico da engenharia e arquitetura; o próprio Vitrivius menciona nesta sua obra a engenhosidade de Arquimedes, um matemático, físico e inventor grego, que fez grandes descobertas a respeito do estudo dos fuidos, importantíssimo nos sistemas hidráulicos, como veremos mais adiante.

Como foi o único documento que so-breviveu ao seu tempo, foi fonte de grande inspiração para os “curiosos” renascentistas, cujo mais famoso representante possa ser o próprio Leonardo da Vinci.

Se existe alguma dúvida sobre a infu-ência que Vitrivius teve sobre da Vinci basta observar uma de suas mais mundialmente fa-mosas obras: O Homem Vitruviano. Veja a Figura 1.

A “curiosidade” que todos esses ho-mens tiveram ao longo da história para com o entendimento de acontecimentos cotidianos e a solução de muitos pequenos problemas é simplesmente fabulosa. O aprofundamen-to dos conhecimentos sobre a física passou a desvendar muitos “mistérios” da vida, entre

Figura 1 - O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. Obra realizada em 1490.

Obra exposta na galeria L’Accademia di Belle

Arti di Venezia.

Page 22 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »