Page 19 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 19

das classes mais abastadas. Essa “escolha” foi baseada em fatores bem concretos: era uma região que estava bem longe de um dos problemas mais comuns na cidade da-quela época: as enchentes. Além disso, o grande adensamento e movimento de pes-soas na região central acabou incentivando a saída de muitos comerciantes mais sofs-ticados para as regiões onde estavam seus consumidores. Somando-se a isso estavam

teatros e cinemas que passaram e ter novos endereços: Avenida Paulista e Brigadeiro Faria Lima. De modo geral, o centro fcou mais disponível para pequenos comercian-tes e o comércio popular ocupou a maioria da região. O grande ícone dos anos 60 para a região sul foi a construção do Shopping Iguatemi, hoje um dos shoppings de São Paulo destinado a consumidores da alta classe paulistana.

3. Terceiro Período: 1970 aos dias atuais

4

Paralelamente, é exatamente nes-se período, 1955 a 1975, que a indústria paulista se consolida de fato; era a época do Nacional Desenvolvimento. O capital nacional era investido basicamente em

transporte e habitação, ao passo que o ca-pital estrangeiro se concentrava nas indús-trias mecânicas, elétricas, de telecomuni-cações e de transporte, que exigem maior tecnologia. É também nesse período que as multinacionais começam a trazer para o Brasil a instalação de suas novas fábricas, possibilitando, assim, a exportação de pro-dutos de maior valor agregado. É o caso da indústria automobilística que se limitava a montar os veículos, já que todos os compo-nentes eram importados.

Mas com a crise do Petróleo em 1973, o governo é obrigado a rever sua po-lítica de desenvolvimento. A conseqüência disso foi a descentralização das indústrias de São Paulo para o resto do país. É nesse período que surge empresas como Cia Side-rúrgica Nacional em outros pólos do Brasil.

Vista parcial de São Paulo na década de 50

4 Baseado nos trabalhos de Eduardo Alberto Cuce Nobre: tese de doutorado, Reestruturação Econômica e Território: expansão recente do terciário na Marginal do Rio Pinheiros , apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, 2000 e Expansão terciária e novas centralidades nas cidades globais: o caso da Marginal do Rio Pinheiros em São Paulo.

Page 19 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »