Page 8 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

com a prisão preventiva do juiz aposen-tado, Nicolau do Santos Neto, o “Lalau”, acusado de desviar quase R$ 170 milhões destinados à construção do referido fó-rum.

Em ordem decrescente, os demais edi-fícios são o Conde de Sarzedas, sede do Tribunal de Justiça, com 24 mil m², Pré-dio da Polícia Federal na Lapa, com 18 mil m², e Torre Los Angeles, do Prodam, com 7.919,70 m².

O perfilcomercialdacidade segundo seus distritos

A Figura 2 mostra a distribuição dos qua-tro maiores segmentos econômicos se-gundo os distritos da cidade.

É interessante notar que as regiões da ci-dade apresentam perfs de ocupação dife-rentes, normalmente ligados ao desenvol-vimento histórico da região. Áreas mais novas, como o Itaim Bibi e Santo Amaro, possuem prédios mais novos e mais mo-dernos e, assim, o estoque de áreas Classe A também é maior. Distritos como Jardim São Luiz, que abriga o Centro Empresa-rial de São Paulo, um enorme complexo de escritórios construídos e entregues na

década de 70, tem grandes áreas de es-critórios, mas que pela falta de especif-cações técnicas mais modernas não são classifcados como Classe A. É também o caso do Distrito da Sé, onde o único seg-mento destacado é o de órgãos públicos. O distrito da Barra Funda é o caso que já foi mencionado anteriormente. A grande área em destaque é o Fórum Trabalhista Rui Barbosa entregue em 2004.

Outro ponto que chama a atenção é ver que o segmento de bancos, apesar de bem maior no distrito do Itaim Bibi, também é expressivo em Pinheiros, Consolação, que inclui parte da Avenida Paulista, Santo Amaro e Jardim São Luiz, o que exempli-fca as considerações feitas anteriormente sobre a migração que o setor apresentou nos últimos anos para áreas com edifícios mais modernos.

O exemplo do distrito de Santo Amaro é bem típico. Nele estão englobadas áreas comerciais que tiveram um expressivo crescimento nos últimos anos como, por exemplo, a Chácara Santo Antônio e as áreas próximas à Marginal Pinheiros. Nesta última, foram entregues uma torre do complexo Rochaverá e o Centro Em-

presarial Shopping Morumbi, totalizando uma área de 37.257 m². A segunda torre do Rochaverá está prevista para ser entre-gue até Outubro, agregando mais 29 mil m² à região até o fnal do ano.

Considerações Finais

A excelente fase que o Brasil vem atraves-sando nos últimos anos abriu portas para o desenvolvimento do país, o que gerou um grande crescimento em vários mercados, entre eles o da construção civil comercial. A expectativa é que, apesar das incertezas que rondam as economias mundiais, a ten-dência de crescimento do Brasil se mante-nha, apesar de menos intensa, alcançando um patamar sólido que mantenha o Brasil no caminho do crescimento sustentável. Em São Paulo, o que se espera é que com a desaceleração do crescimento para valo-res mais moderados que os observados no último ano, o mercado alcance uma taxa de vacância saudável, algo em torno de 10% segundo especialistas do setor, e se estabilize nesse equilíbrio.

Retrospectivamente, todos os números dos últimos 3 anos e meio apontaram para

08

Page 8 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »