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www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 07

estoque total Classe A disponível no 3º trimestre de 2005.

Essas novas demandas estão ligadas a fatores como, por exemplo, a imagem corporativa que o edifício confere ao seu ocupante, mas principalmente às questões estruturais do edifício. No caso dos ban-cos algumas delas são bastante específ-cas. Por exemplo:

• o piso elevado deve ter idealmente de 15 a 20 cm;

• o sistema de ar condicionado precisa ser centralizado e moderno, com pos-sibilidade de uso 24 horas/dia; • ter maior fornecimento de energia por andar;

• sistema no break instalado ou com espaço para instalação;

• área destinada à instalação de gerador de emergência para área privativa; • e certifcação green building , o que garante economia de capital e recur-sos.

Dentre os bancos que apareceram na pesquisa, o Banco Santander ocupa atu-almente a maior área Classe A, seguido pelo Itaú e Citibank. Quando a Torre São Paulo estiver pronta, o que se espera é que o espaço ocupado pelo Santander suba um pouco mais, consolidando a primeira po-sição. Veja o Gráfco 5.

Considerando que a pesquisa só incluiu bancos que ocupam edifícios Classe A do município de São Paulo, o Banco Brades-co, um dos maiores do país, não apareceu porque seus escritórios encontram-se no complexo conhecido como “Cidade de Deus”, no município de Osasco. Os bancos que apareceram na pesquisa e foram classifcados como “Outros” são:

Banco do Brasil, BNDES, Grupo Indus-cred, Kondor Invest, Kobold Fundos de Investimentos, Societè Generale, Banco Barclays, WestLb do Brasil, BBM, Gol-dman Sachs do Brasil, Banco Múltiplo, Bank of America, Banco ABC Brasil S.A, Toyota, Rabobank, BMC, Espírito Santo, Pactual, Fibra, Cacique, BVA, Deutsche, HSBC, ING, KDB, Merryl Lynch, Mor-gan Stanley, Lehman Brothers, Dresdner Bank, ABN, Modal, Keb, Shearman & Sterling, Cruzeiro do Sul, Bank of China, Massau Grupo ABC - ABC Brasil, Banco

Sumitomo, Itochu e Anbid.

O segundo lugar - Serviços

O segmento de serviços na verdade é a soma de vários pequenos segmentos que se encaixam na prestação direta de traba-lhos afns como, por exemplo, consulto-rias de todas as atividades, administrado-ras, cartão de crédito, informática, entre outros.

Assim como os bancos, o segmento de serviços está acompanhando o crescimen-to econômico do país, pegando “carona” no crescimento das demais empresas, que passaram a terceirizar muitos dos serviços

não ligados ao core business , o que é me-lhor para as próprias empresas e para as prestadoras de serviços. Basta entrar em qualquer site de busca e pedir por notícias relacionadas a isso: os resultados apontam crescimento expressivo nos últimos dois anos.

No nosso ramo imobiliário comercial, por exemplo, o próprio surgimento do portal e revista Buildings são exemplos concretos disso. Com um mercado em crescimen-to, as necessidades de expansão e relo-calização passam a ser itens importantes

dentro das grandes corporações e não podem ser condu-zidas apenas por gerentes e diretores bem intencionados. A necessidade de profssionais e em-presas qualifcados e experientes tor-na-se fundamental no alcance dos ob-jetivos.

O terceiro lugar - Órgãos Públicos

Foram incluídos nessa categoria todos os órgãos de governo e administração públi-ca, sejam municipais, estaduais ou fede-rais. No caso dos órgãos públicos, todos os edifícios mencionados são de ocupa-ção única, ou seja, não existem andares ou conjuntos ocupados por outras empresas. O grande destaque dessa ocupação fcou para o edifício do Fórum Trabalhista Rui Barbosa, na Barra Funda, cujas duas tor-res somam 68.400 m² de área locável. A história das duas torres está marcada pelo envolvimento no escândalo que culminou

Gráfico 5 - Distribuição da porcentagem de ocupação, por bancos, dos espaças Classe A em m² locáveis em São Paulo

Santander 20,5%

Itaú 19,1%

Citibank 8,9%

Safra 8,5%

Unibanco 6,0%

CEF 4,8%

Votorantin 4,4%

Outros 27,9%

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