Page 4 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 04

redução dos impactos sócio-ambientais”. E ao contrário do que se possa pensar, não são ambientalistas radicais que estão promovendo sua defesa. Empresários e investidores, primeiramente em vários países da Europa e mais tarde nos EUA, conscientes das conseqüências globais de anos de irresponsabilidade, estão investin-do nessa nova tendência. Já são centenas de edifícios construídos pelos parâmetros dos “prédios verdes” nos últimos anos nesses países. Um dos grandes ícones atu-ais desta frente é a futura sede do Bank of America, edifício que fcará pronto ago-ra em 2008 e terá 366 metros de altura, o segundo mais alto em Manhattan, atrás apenas do Empire State Building.

Pág 08): diminuição geral do consumo de água, já que parte desta vem das chuvas que são armazenadas; economia no con-sumo de energia elétrica, pois esse tipo de construção além de priorizar a iluminação natural, conta com geradores solares ou eólios; ou ainda, segundo especialistas do segmento, o valor agregado que acaba por valorizar ainda mais este tipo de edifca-ção: “...eu já trabalho num green building , e você?”.

Agora o que, talvez, pouca gente sabe é que todas essas características contribuem também para a melhoria da saúde dos seus usuários. Aos ouvidos de quem não está habituado a se preocupar diretamente com a saúde no ambiente corporativo, pode

senteísmo, dada a melhoria do ambiente de trabalho. Destes fatores, talvez um dos mais importantes seja a questão da ilu-minação. Grandes fachadas envidraçadas além de promover uma iluminação natu-ral, também propiciam uma visão externa mais ampla e contribuem como “válvulas de escape” para situações de tensão. Quem nunca se sentou à janela e respirou fundo olhando para fora?

Estudos sobre este ponto têm mostra-do resultados preocupantes. Pesquisas conduzidas no Health Center da Uni-versidade de Connecticut estão relacio-nando a permanência em ambientes ar-tifcialmente iluminados com doenças modernas, entre elas o câncer de mama.

Page 4 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »