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Mercado
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S
eu escritório já não atende mais as suas necessidades e você necessita urgentemente de um novo espaço? Se sua empresa está nessa situação e você é o responsável por tomar as providências para isso, já deve ter percebido que grande difculdade tem pela frente.
A implantação de um novo local de traba-lho, ou uma relocalização, exige muitos cuidados, divididos em diversas etapas, cada qual com suas características pró-prias. Veja o quadro 1.
Existem no mercado várias consultorias imobiliárias, por exemplo, que participam decisivamente nas três primeiras etapas. Após a assinatura do contrato, entretanto, as consultorias terminam seus trabalhos e a partir deste momento cabe ao cliente or-
ganizar a próxima etapa. É nesse ponto que começam as difculdades.
Não é core business da maioria das empre-sas a organização e condução desse tipo de trabalho. O planejamento necessário para implementar a infra-estrutura interna de um novo escritório inclui o gerenciamento dos processos arquitetônicos e técnicos, a contratação de sub-contratados e fornece-dores, a coordenação da obra interna, além dos serviços de engenharia civil, elétrica, hidráulica, ar condicionado, entre outros. A coordenação dos processos legais como a obtenção de alvarás de obras, aprovação de nova planta na prefeitura e “habite-se”, exigem muito tempo e um mínimo de co-nhecimento para garantir que nada do pro-cesso seja omitido e que tudo seja feito no mais alto padrão técnico. Não é necessário
O que é o
Project Management?
Quadro 1 - Etapas para Implantação ou Relocalização de Escritórios
Estudos para demandas de áreas
Determinação da infra-estrutura necessária para a implantação
Planejamento e determinação de orçamento e prazos
Levantamento e comparação das melhores opções: localização, tamanho de laje, infra-estrutura, custos de locação e condomínio, proximidade a locais de interesse como meios de transporte, restaurantes, etc. Escolha da melhor opção
Estabelecimento de estratégias Condução das negociações Assinatura de contrato
Estabelecimento do orçamento e cronograma Compras de materiais Contratação de serviços Controle de documentos Controle de custos Conclusão e entrega da obra
Estratégica
Seleção do Imóvel
Transação
Project Management
Fabio Talero
Sócio-Diretor da Ocupantes Project Management
Fabio Talero está a frente da Ocupantes Project Management que oferece desde Janeiro de 2008 to-dos serviços aqui descritos. Fabio é formado e pós graduado em Engenharia Civil e tem um Master (MSc) pela Universidade Virginia Tech em Geren-ciamento de Projetos de Construção. Tem 16 anos de experiência em gestão de projetos imobiliários, gerenciamento de facilities e transações imobiliárias em diferentes países da America Latina. Participou de inúmeros projetos de construção nos mercados comercial, residencial e industrial, em países como México, Argentina, Colômbia e Brasil. Sua últi-ma posição foi como Diretor de Real Estate para a América Latina da Trammell Crow Company, geren-ciando diretamente o portfólio imobiliário da conta EDS – Electronic Data Systems no Brasil, Argenti-na, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Venezuela. Foi responsável pelo gerenciamento da consolidação de 25.000 m² de escritórios na Grande São Paulo da empresa EDS .
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