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Mercado

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garante que o corretor receba quando este realizou a aproximação entre as partes e dessa aproximação decorreu o fechamen-to do negócio. “Acho isso muito justo, pois o trabalho do corretor é exatamente esse, viabilizar o negócio”, complementa o presidente do Creci-SP.

Na opinião de Lorimer , contudo, o corretor de sucesso não pode contentar- -se apenas em aproximar as partes seguin-do o protocolo acima, pois com o avanço da disponibilidade de informação e adoção de critérios mais rigorosos na contratação de empresas imobiliárias com exclusivida-de, os clientes procurarão profssionais que agreguem valor em cada etapa do processo de uma transação imobiliária.

“Construção” de um profssional imobiliário

corporativo

Com o crescimento na competi-ção e na demanda por serviços especia-lizados de consultoria imobiliária corpo-rativa, é fundamental que o corretor se atualize e especialize.

Entre as características esperadas para esse profssional estão os conheci-mentos de mercado, infraestrutura local e habilidades em relacionamento para se co-municar com os clientes.

Os profssionais do ramo imobi-liário que procuram uma maior qualifca-ção já podem buscar por uma certifcação com algumas organizações, entre elas o RICS. O Royal Institution of Chartered Surveyors é uma organização de profs-sionais do setor, de origem inglesa, que atua na certifcação dos mesmos e na ava-liação técnica de diversos processos liga-dos a projetos imobiliários.

Neste ano, a organização abriu um escritório em São Paulo e busca par-

cerias com instituições de ensino para dar início às certifcações. Aqui no país, ainda são poucos os profssionais que têm este título de qualifcação.

Algumas empresas oferecem a seus funcionários cursos para aprimorar seus conhecimentos e discutir assuntos que fazem parte dos desafos desta profssão. É o caso da Ocupantes que, per-cebendo a necessidade de investir nos seus profssionais, criou o curso interno OCRE (Ocupantes Corporate Real Estate ). O que era um curso para um grupo pequeno sobre assuntos específcos das atividades da empre-sa, hoje evoluiu para aulas mais estruturadas oferecidas para todos os colaboradores tanto daqui de São Paulo como para os que estão

em outras cidades nas quais a Ocupantes atua. O OCRE é composto por 13 disci-plinas ministradas, semanalmente ao longo de três semestres, pelos próprios diretores e outros colaboradores da empresa. As ma-térias são voltadas às atividades desenvol-vidas por um consultor imobiliário como “avaliações imobiliárias”, “vendas de ser-viços”, “ética”, “gerenciamento de equi-pes”, “direito imobiliário”, entre outras. O diretor de serviços corporativos da Ocupantes, Haroldo Lopes , acredita que o maior desafo dentro do mercado imobili-ário corporativo é “prestar um serviço com tal qualidade que o faça ser lembrado nas próximas demandas do cliente”. Lopes afr-ma ainda que como o mercado é cíclico a demanda sempre “volta”, e que um serviço bem feito e que contribua efetivamente para a realização do negócio fará com que o cor-retor seja requerido em novas transações. A gerente de recursos humanos da Jones Lang LaSalle, Fábia Colon , afr-ma que os profssionais desta área têm difculdades em encontrar cursos para sua formação. “No Brasil, não há formação es-pecífca para o mercado imobiliário corpo-rativo e, mais recentemente, começaram a surgir os primeiros MBA em Gestão de Negócios Imobiliários”.

Ela complementa ainda que o profssional que atua no segmento corpo-rativo precisa entender o mercado imo-biliário como um todo, para sua atuação ser de qualidade e abrangente. A gerente ainda menciona que as “oportunidades de colocação estão vinculadas somente ao segmento corporativo e se concentram no advisor, proprietários ou grandes ocupan-tes com áreas de real estate ”.

Segundo Fábia Colon , a empre-sa investe nos funcionários, oferecendo treinamentos técnicos e comportamentais presenciais (com palestrantes internos e externos) e online, por meio de ferramenta

“O maior desafo dentro do mercado imobiliário corporativo é prestar um serviço com tal qualidade que o faça ser lembrado nas próximas demandas do cliente”.

Haroldo Lopes

Diretor de Serviços Corporativos da Ocupantes

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