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Mercado

presidente da Colliers, Ricardo Bettancourt , afrma que o principal deste trabalho é apre-sentar uma solução imobiliária de maneira rápida, competente e rentável, mantendo o profssional informado todo o tempo. O atendimento para cada tipo de cliente é diferenciado. Para o proprietário, o trabalho é feito por intermédio de ferra-mentas comerciais e de marketing, utili-zação de conhecimento e inteligência de mercado, bem como empenho pessoal para

apresentar o melhor comprador ou locatá-rio para o imóvel em questão. Já para o in-vestidor, a apresentação de comparativos, previsão do que irá acontecer no futuro e histórico de mercado.

Trabalho exclusivo

O lançamento de novos empre-endimentos cresce a cada ano. A procura por investidores e por usuários fnais vem aumentando com a oferta do mercado. Po-rém, o modo como esses imóveis são nego-ciados tem sofrido mudanças.

Hoje, muitas empresas têm adota-do trabalhar com a exclusividade, ou seja, qualquer empresa que deseje concluir uma transação de compra ou locação tem que fazer isso através da empresa contratada pelos incorporadores/investidores do pré-dio. A representação exclusiva do locador apresenta vantagens e desvantagens para o mercado. O lado positivo nesse tipo de negociação é a organização do espaço para locação. Os proprietários passam a ter um ponto único de contato, além de não existir disputa entre diferentes proprietários por valores, muito embora isto aconteça igual-mente sem uma liderança forte.

Mônica Barg diz que embora toda a equipe esteja envolvida na negociação, há sempre uma pessoa que é o ponto único de contato com o cliente. “Além de facilitar a negociação, este atendimento único ajuda a construir e reforçar o relacionamento, ao mesmo tempo em que é possível atendê-lo com maior agilidade em suas necessida-des”, ressalta a diretora.

Por outro lado, a concentração de informação e acesso através de uma única empresa imobiliária pode criar impeditivos para que outras imobiliárias atuem, reduzin-do o número de possíveis locatários. Outra desvantagem da exclusividade é que ela po-tencializa confitos de interesse, na medida

em que se torna tentador para a imobiliária contratada com exclusividade oferecer ou-tros produtos para os locatários interessados no imóvel objeto da exclusividade. Já o presidente da Colliers Interna-cional Brasil afrma que os pontos positivos neste tipo de negociação são o valor agre-gado aos produtos, além da qualidade dos produtos e das partes envolvidas. Segundo

Bettancourt , o trabalho em caráter exclusi-vo é fundamental, pois cria os laços neces-

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“O maior desafo de um profssional neste mercado é conseguir conquistar o cliente e demonstrar para ele que realmente podemos ajudá-lo, não só com otimização de processos e atividades, mas também analisando os possíveis ganhos fnanceiros”.

Mônica Barg

Diretora de locação da Jones Lang LaSalle

“O corretor que não estiver contratado pelo proprietário ou mesmo pelo ocupante, tende a sofrer cada vez mais e ter o seu futuro comprometido, pois a tendência é que os clientes exijam que o corretor se defna para quem ele irá atuar”.

Bruce Lorimer

Sócio-diretor da Ocupantes Corporate Real Estate

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