Page 30 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

do United States Green Building Council (USGBC).

O Edifício Jatobá, desenvolvido pelas empresas Engeform e Bratke Collet, com cerca de 3.570 m² de área total do terreno e 27.132 m² de área total construída, destaca-se por ser um empreendi-mento comercial que alia alta tecnologia com soluções sustentáveis. O edifício possui térreo com mezanino, oito pavimentos, cobertura com acesso a um café e jardim, além de quatro subsolos destinados a vagas de garagem, teve o projeto de arquitetura ela-borado pela Afalo & Gasperini e a coordenação para certifcação LEED realizada pelo Centro de Tecnologia de Edifcações (CTE). Entre os principais resultados que demonstram sua alta performance ambiental, pode-se destacar:

• 33,5% de economia no consumo de água potável, comparado ao padrão norte-americano;

• 100% de economia de água potável para irrigação;

• 18% de economia no consumo de energia, comparado ao padrão norte-americano;

• 79% de todo resíduo gerado na obra foi desviado de aterros; • 20,48% de todo material empregado possui conteúdo reciclado; • 48,56% de todo material adquirido foi fabricado num raio de até 800 km da obra;

• 93%de todamadeira certifcada peloFSC ( Forest StewardshipCouncil ); • 28,8% de redução da vazão e volume de água lançada na rede pública durante as chuvas.

Terreno sustentável

Conectividade com áreas residenciais dentro de um raio de 800 m e serviços básicos estão presentes no local, tais como: restauran-tes, escola, agências bancárias, correio, praças, academia e papelaria.

100% dos estacionamentos estão localizados nos subso-los, o que contribui para a redução do efeito térmico das ilhas de calor no entorno do térreo.

Favorecimento de áreas vegetadas e permeáveis: o edi-fício oferece 26% da área do terreno em área verde e 34,8% em área livre. Jardins ocupam 74% da área da cobertura, colaborando com a redução de calor e poeira no microclima e auxiliando na fl-tragem e reduzindo em 28,8% o volume e vazão de água de chuva que escoa para a rua em um evento de chuva.

Foi elaborado um documento ilustrativo como ferramenta para educar e auxiliar os locatários a adotar práticas de sustentabilidade.

Consumo de água

As especifcações de espécies vegetais que consomem pouca água pelo paisagismo (nativas e adaptadas ao clima local) e irrigação automatizada ( xeri-sprays e gotejamento), reduziram o consumo de água para irrigação em 58%.

Paisagismo na cobertura com áreas verdes para passeio e contemplação dos usuários.

Mictórios com sensores de presença, torneiras com fe-chamento hidromecânico ( pressmatic ) e chuveiros com restritor de vazão (com 8 litros por minuto).

Energia e atmosfera

Efciência energética por meio de estratégias de racio-nalização de energia na operação do edifício, o que resultou em 18,1% de economia na conta de energia anual em relação aos re-quisitos defnidos na norma ASHRAE Standard 90.1-2004. Sistema distribuído de condicionamento de ar e de ele-vada efciência do tipo VRF ( Variable Refrigerant Flow ou Fluxo

30

Page 30 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »