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Fale um pouco sobre o seu cargo e fun-ções dentro da GM.

Depois de 19 anos de Citi-group, sendo 10 anos na área de Real Estate para o Brasil, aceitei o desafio da GM, tornando-me o responsável pela área de Real Estate para a América do Sul. Isto significa responsabilidade sobre todas as transações imobiliárias existentes e novos projetos de expan-são, locação, compra e venda de ativos imobiliários e implantação de escri-tórios da General Motors na América do Sul. São 50 propriedades na Amé-rica do Sul, compreendendo Argenti-na, Brasil, Chile, Colombia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela.

Quais serão os seus desafos na GM?

Buscar oportunidades para redu-zir o custo estrutural da GM, suportar as decisões de investimentos imobiliários e implantar novos projetos com o menor ní-vel de investimento e custo possível.

Como foi a transição do Citibank para a GM?

Foi muito tranquila. Ela foi natural na medida em que buscava uma empresa com objetivos de crescimento e forte planejamento. Fiquei impres-sionado com a qualidade do material humano da General Motors, o profis-sionalismo, o trabalho em equipe e a motivação por fazer melhor. Fui muito

bem recebido, é como trabalhar em um grande e único grupo.

Esta mudança foi planejada para ampliar meus horizontes no mercado. Trabalhei muitos anos com lojas, escri-tórios, venda de ativos e com o controle e cumprimento das obrigações contra-tuais. Fui responsável por mais de 400 contratos de locação, da assinatura ao pagamento das despesas de locação. Ti-nha uma equipe formidável. Agora, tra-balho com plantas industriais próprias, galpões, compra de ativos, escritórios e gerenciamento de projetos, com uma equipe terceirizada para cada projeto.

Quais os parceiros que te ajudarão den-tro das suas funções na GM?

Internamente, o departamento jurídico, o grupo de facilities e o pessoal global de Real Estate são meus maiores parceiros. Externamente, os brokers são importantíssimos para meu trabalho. Tive a sorte de encontrar um grupo de prestadores de serviços que já havia tra-balho comigo no Citi.

Quantos metros quadrados estão sob a sua gerência?

As instalações da GM na Amé-rica do Sul compreendem 1.402.540 m², divididos em Mercosul (1.062.520 m²) e Países Andinos (340.020 m²). Boa parte do portfólio, cerca de 94%, é próprio, os outros 6% são alugados.

Existem quantos colaboradores nessa área de Corporate Real Estate dentro da empresa?

Esta é outra diferença que estou aprendendo a lidar, pois não tenho funcio-nários, e sim prestadores de serviços. A equipe é formada conforme o tamanho e a complexidade do projeto.

Esta forma de trabalhar é mais cômoda, pois a equipe que me auxilia não precisou ser formada por mim e já tem co-nhecimento dos processos dentro da GM, não sendo impactada pela minha chegada. Dentro da GM, existem poucos

Real Estate Managers , divididos por re-giões e que respondem para os Diretores de Manufatura por região e matricialmente para o Diretor Mundial de Real Estate .

Como a CoreNet contribuiu na sua car-reira e nessa mudança?

A CoreNet é importantíssima para minha carreira e para o mercado imobiliário. É um grupo de profissio-nais de Real Estate que debatem e dis-cutem os aspectos mais importantes do mercado e que buscam a melhoria dos profissionais. Estamos imbuídos na construção de um curso para a área e buscamos aumentar nossa associação, nossa representatividade. Temos even-tos mensais e um workshop anual com grande participação.

Quanto à minha mudança do setor financeiro para o automotivo, não posso creditar isto a CoreNet. Obvia-

Os desafos na área de Real Estate da

General Motors

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