Page 32 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

filtrados antes de serem descartados na atmosfera. Os labo-ratórios também necessitam de tubulação de gás de rua, o que não é muito comum nos edifícios comerciais.

Por essas razões, a instalação de um laboratório de testes em edifício multiusuário é, atualmente, complicada, motivo pelo qual as farmacêuticas têm procurado edifícios de ocupação única. A nova legislação exige que as empre-sas farmacêuticas, por exemplo, tenham seus próprios la-boratórios de testes dos lotes de remédios, não sendo mais possível a terceirização deste serviço. A melhor maneira, portanto, de integrar a área de escritórios, depósito e labo-ratório é tendo uma sede única em zoneamento que permita uma implantação completa.

É o caso da Dow Química. Especialista em desenvol-ver e comercializar produtos químicos, automotivos e agríco-las, veio para São Paulo em 1956 e emprega 2.300 pessoas somente no Brasil, em 17 fábricas e 5 centros de pesquisa.

Técnica

32

Visando atender plenamente a essas exigências, a Dow Quí-mica “encomendou” (conhecido no mercado imobiliário como

build-to-suit ) a construção de uma das torres do Rochaverá, na região do Morumbi, um edifício de alto padrão e totalmente sustentável, para acomodar seus laboratórios e escritórios. Outro exemplo é o laboratório Bristol-Myers Squibb que chegou ao Brasil em 1944 e hoje, em São Paulo, ocupa um único edifício em Santo Amaro.

Assim, as indústrias farmacêuticas e de produtos quí-micos precisam de espaços específicos, acessos restritos a pro-dutos químicos e materiais tóxicos que necessitem de isola-mento e refrigeração, sistema de filtragem de ar e tantas outras especificidades no seu espaço físico que a melhor alternativa é a ocupação única, facilitando, assim, o manuseio dos seus produtos, permitindo, não apenas uma adequação à legislação de modo geral, mas, com qualidade e respeito, atuar no con-corrido mercado de negócios do país e do mundo. n

Page 32 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »