Page 30 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

Q

uando pensamos em um laboratório, a primeira coisa que vem à cabeça é aquele ambiente cheio de tubos de vidro com líquidos borbulhantes e mi-croscópios em bancadas brancas e muito limpas. A verdade não está muito longe disso. Um laboratório farmacêutico, por exemplo, lida com vários produtos químicos importan-tes, cujas matérias primas são muito caras, e o ambiente onde todos esses componentes são manipulados e armaze-nados deve estar dentro de rigorosos critérios de controle de qualidade. Por isso, o espaço destinado a este tipo de empresa precisa de atenção especial. O conjunto de todas essas peculiaridades no espaço físico determina, por exem-plo, a localização e o tipo de ocupação (se única ou em um edifício multiusuário) aonde essa empresa vai se instalar. Nesta série de matérias técnicas, escolhemos al-guns segmentos específicos e trataremos um de vez. A cada edição iremos explicar detalhadamente as exigên-cias, especificações ideais do espaço e o perfil de cada área. E para dar início, apresentamos a área farmacêutica e de produtos químicos .

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 30

A indústria farmacêutica e de produtos químicos

Responsáveis pela pesquisa, desenvolvimento e fabrica-ção de medicamentos, vacinas e produtos químicos das mais va-riadas naturezas, as indústrias farmacêuticas e de produtos quími-cos começaram a implantar suas fábricas e laboratórios no Brasil durante a expansão do cultivo do café, por volta de 1890, quando os trabalhadores rurais estavam susceptíveis a doenças, graças às condições precárias de suas funções nas lavouras e as péssimas condições sanitárias e de moradia. Até então, muitos medicamen-tos eram importados da Inglaterra, Alemanha ou EUA. Pouco a pouco, alguns remédios foram sendo produzidos em terras brasi-leiras, dando crescimento a essa atividade no Brasil.

Com o tempo, essas indústrias transformaram-se em uma importante fonte de renda para muitos empresários do ramo, mo-vimentando o investimento nesse mercado no país. Segundo da-dos da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abi-farma), “atualmente, o setor industrial farmacêutico é constituído por aproximadamente 369 empresas, sendo 17% delas de capital estrangeiro e 83% de capital nacional. Concentram-se em sua grande maioria na região sudeste do país.”

Page 30 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »