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2) Implantação do escritório

Como deve ser o ambiente do novo escritório quanto a de-coração e mobiliário? Quan-to estou disposto a investir em um ambiente visando a produtividade e bem estar de seus ocupantes?

Quando uma empresa quer mudar, ela pensa nas seguintes possibilidades: fcar onde está, mudar para um prédio novo ou, por fm, construir seu próprio espaço. O tipo de ocupação passará por uma análise que faz parte do projeto de implantação. Mas o mais importante é pensar no conforto dos colaboradores.

Conforme o Gráfico 1, temos cerca de 2% dos custos destinados à implantação (mudança pro-priamente dita, instalação dos equipa-mentos, móveis e adaptação dos ocupan-tes aos novos espaços), 6% de gastos em manutenção (manter tudo funcionando e, se necessário fazer alguns ajustes) e os 92% restantes dos custos são voltados para o bem-estar dos ocupantes (veja

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nio são divididas em ordinárias e ex-traordinárias, sendo que as ordinárias são de responsabilidade do usuário fi-nal e englobam água, energia elétrica das áreas comuns (recepção, hall dos elevadores, garagens etc.), gerador (quando houver), serviço de recepção e segurança do edifício. Em alguns poucos casos o IPTU pode estar inclu-ído também no condomínio. Já as des-pesas extraordinárias são despesas re-lacionadas à despesas pontuais, como troca de elevadores, modernização dos sistemas de segurança e combate a in-cêndio, reforma da fachada e afins. O Valor do condomínio pode variar de edifício para edifício em fun-ção da idade, das especificações téc-nicas, sistemas BMS, tipo de fachada, tipo de ar-condicionado, sistema de segurança e nível dos prestadores de serviço de cada edifício.

IPTU - O Imposto Predial sobre Territó-rio Urbano é o imposto anual que deve ser pago à Prefeitura pela propriedade de imóvel em cada cidade. A base de cálculo do IPTU de São Paulo, por exemplo, é de 0,4% do valor venal da propriedade, isto é, o valor avaliado do imóvel pela Prefei-tura e que aparece no carnê. Em alguns edifícios também existe IPTU das vagas de garagem. Alguns prédios possuem matrículas independentes para as vagas de garagem que são comercializadas separadamente dos conjuntos, gerando custos de IPTU, seja para vagas incluídas no aluguel ou para vagas extras.

O valor do IPTU varia de região para região uma vez que está diretamente ligado a valorização de cada imóvel. As-sim regiões centrais e consolidadas pos-suem IPTU mais caros do que regiões em desenvolvimento e periféricas.

mais detalhes a seguir).

Se for feita uma economia no custo de implantação (a parte laranja do Gráfco 2), esta ação causará um impacto no conforto das pessoas e a manutenção fcará mais cara que o orçamento previsto pela empresa, gerando prejuízo. O velho ditado “o barato sai caro” encaixa-se perfeitamente nesta situação.

Qualquer economia feita durante o processo de implantação que não for bem projetada pode causar um

aumento de custos em outras áreas do processo.

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