Page 28 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

P

– criado pela ONG americana U.S. Green Building Council e reconhecido como o mais importante certifcado para atestar a qualidade ambiental de prédios comerciais, residenciais e escritó-rios – sem perder de vista a funcionalidade e plasticidade do espa-ço. Esse foi o desafo enfrentado pela divisão de obras corporativas da Lock Engenharia e do renomado escritório Moema Wertheimer Arquitetura, ao idealizar e executar a nova sede do laboratório ale-mão Boehringer Ingelheim, que ocupa um andar e meio de uma das duas torres do complexo Rochaverá Corporate Towers, no Brooklin, em São Paulo.

“Aguardamos o resultado da avaliação fnal da U.S. Green Building Council , mas trata-se de um projeto úni-co no país. A execução da obra foi toda delineada para cumprir todas as exigên-cias do LEED e transformar o ambiente de trabalho em um espaço ecologica-mente correto. Tivemos essa preocupa-ção até mesmo durante a obra, já que implantamos na execução do projeto um

rigoroso controle de descarte e destinação adequada dos resíduos e utilizamos tintas com baixa emissão de compostos orgânicos vo-láteis (VOC), que são prejudiciais para à saúde” , explica Daniel Gispert, sócio-diretor da Lock Engenharia.

O escritório da Boehringer Ingelheim tem mais de dois mil m² e é destinado a aproximadamente 200 funcionários. A em-presa incentiva o home offce , ou seja, cerca de 20% dos colabora-dores, em sistema de revezamento diário, trabalham em casa para reduzir o trânsito e a poluição.

No escritório os funcionários também não encontram co-pos, pratos e talheres descartáveis, e sim louças, talheres de metal, copos de vidro e xícaras, reduzindo desta forma a quantidade de

vência e um espaço com cyber point , lounge , mesas bistrôs com banquetas, Espaço da Livraria Cultura, ponto de venda, que simula uma mini-farmácia, vending machines, com café, água e sucos e recipiente para frutas.

Segundo Anderson Benite, diretor de sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edifcações (CTE), empresa responsável pela consultoria técnica em Green Builiding – LEED do projeto, o escritório da Boehringer representa um marco na construção sustentável por demonstrar que é possível integrar uma excelen-

te estética, o conforto dos usuários e o baixo impacto ambiental, ao que agrega grande valor a imagem corporativa da empresa para o mercado e para seus co-laboradores.

Para aproveitar a iluminação natural e economizar energia, as luzes acendem-se automaticamente e o ar-condicionado tem controle individual de temperatura que interrompe o funcionamento quan-do as áreas estiverem vazias. Para o uso consciente de papel, o funcionário tem que levantar da sua mesa e aproximar o seu crachá da impressora para que a cópia seja libera-da.

“Apostamos no conceito Modern Offce , com amplas áre-as verdes que contribuem para a qualidade do ar e espaços abertos para reuniões informais. Ninguém na Boehringer tem lugar fxo. A idéia é proporcionar mobilidade e interação entre os diferentes departamentos da empresa. Outro ponto de destaque é que 85% dos funcionários têm vista panorâmica e há 350 m² dedicados à área colaborativa e de relacionamento, que inclui grande número de conveniências” , ressalta Moema Wertheimer, arquiteta e sócia do escritório de mesmo nome. n

28

Page 28 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »