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O

Rio de Janeiro é uma cidade que dispensa apresentação. Tem uma localização privilegiada e uma natureza exuberante. Mas seus atributos não param por aí. Esta cidade tem o orgu-lho de carregar em sua história várias déca-das como capital do Império. Em 1763, o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Bra-sil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país.

Em 1808, a Coroa Portuguesa ins-talou-se por aqui; junto com a família real vieram, também, a corte e alguns requin-tes da sociedade européia, como a arqui-tetura e a engenharia. Assim, iniciaram-se gradativamente a construção de elegantes edifícios, como o Teatro Nacional, o Ar-quivo Nacional e demais prédios da Praça da República, importante palco de tantos eventos sociais e políticos da época. Falando sobre o mercado imobi-liário corporativo do Rio, quase 32% do estoque total de escritórios disponíveis hoje, ou seja, mais de 2,2 milhões de m², já tinham sido entregue até 1960, quando a capital foi transferida para Brasília. Desta

área, 92% está localizada na região admi-nistrativa do Centro.

Hoje, o Rio de Janeiro é o segun-do maior mercado econômico e fnanceiro do Brasil. Por isso, um ponto que chama bastante a atenção é a baixíssima taxa de vacância que a cidade tem apresentado, principalmente nos últimos anos. Hoje, a taxa de vacância do mercado total está em 2,19%, um valor extremamente baixo, se comparado aos 10% considerado saudável pelos especialistas.

Há ainda outras difculdades que o Centro do Rio enfrenta. A falta de ter-renos, ou áreas onde possam ser erguidos novos empreendimentos, e a defasagem dos edifícios mais antigos, não apenas com relação às tecnologias oferecidas nos novos empreendimentos, mas principal-mente quanto à própria questão de segu-rança e adequação às novas normas, como, por exemplo a de acessibilidade universal (acesso para pessoas portadoras de necessi-dades especiais, principalmente usuários de cadeiras de rodas), são dois dos principais. Quais seriam as possíveis solu-ções para esses problemas? A resposta, na

opinião de Sandra Ralston, CEO da BN-CORP está no retroft.

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Sandra Ralston - CEO da BNCORP

“O projeto do Rio Branco 115 é um caso de sucesso desde que nasceu pelos desafos superados e as

conquistas alcançadas”

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