Page 18 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

Técnica

4. Pé Direito

É a distância que existe entre o teto e o piso. O importan-te aqui é lembrar que com a colocação de forros e pisos elevados, essa distância fca menor. Para empresas com grandes equipa-mentos essa informação é fundamental já que por causa de alguns centímetros eles podem não se encaixar no escritório. Um bom pé direito agrega também um sentimento de conforto no ambiente. A

Dutos - O sistema mais básico de distribuição de cabos que pode ser encontrado é o de dutos (simples canos metálicos aplásticos). Normalmentea entrada de energia está sub dimensionada para as necessidades modernas. O que acontece muitas vezes é que se tor-na necessário fazer um projeto cuidadoso para quebrar o piso e abrir novos caminhos. Os custos de obra, o tempo na intervenção e o entulho de obra geralmente são maiores nestes prédios se com-parado com um prédio com piso elevado.

Canaletas - Especialmente em edifícios da década de 80 em São

ulo, existe o sistema de canaletas, ou seja, bandejas com 2 ou 3 isões para diferentes tipos de cabeamento (elétrico, telefonia, dos); estas canaletas são distribuídas para formar uma malha no o. É importante prestar atenção à distância entre elas, pois isto erminará o posicionamento das estações de trabalho. Também mportante que a caneleta tenha divisão física para separar a ra-estrutura elétrica da infra-estrutura de voz e dados.

o-elevado - Nos edifícios de alto padrão, ou os entregues nos imos anos, o piso elevado tornou-se a escolha defnitiva. Este m ponto muito importante ao ser considerado na decisão de ntar um escritório. O piso elevado torna mais fácil qualquer tipo de trabalho que envolva a distribuição elétrica e de teleco-municações, fexibilizando o layout. Mas não é toda empresa que precisa de piso elevado – considere bem sua necessidade. Existem diferentes tipos de piso elevado e as alturas podem variar. A estrutura dos pisos elevados possui uma base e um sistema de sustentação regulável. Dentre as possibilidades, os pisos elevados podem ser produzidos em aço (externamente)

to leve (internamente), aço e madeira, polímeros plásti-icarbonato), apenas madeira ou apenas concreto. Podem

de forro: Forro modular, Forro de Gesso

Existem vários tipos de forros. Os principais usados nos edifícios comerciais são o forro corrido de gesso e o forro modular rebaixado.

O forro de gesso corrido é normalmente utilizado como um forro decorativo. Alguns escritórios são entregues com esse tipo de forro em toda a área, deixando para o ocupante do espaço o encargo de uma obra para uma eventual modifcação. É mais bonito, porém menos funcional.

A tendência moderna para os escritórios é utilizar forros modulares, afxados na laje por meio de estrutura metálica. As

18

Page 18 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »