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Q

de trabalho, não temos idéia de tudo o que é preciso existir para que isso ocorra com segurança e efciência. Da mesma maneira, não paramos para pensar que, para realizarmos nossos trabalhos diários, atendermos ao telefone, ou usarmos nossos laptops com sistema de wireless em qualquer ponto do escritório, foram gastos muitos meses de planejamento para projetar e executar o edifício que estamos ocupando. Talvez conhecer todos esses detalhes não seja importante para a maioria de nós. Mas se você é um dos res-ponsáveis pela manutenção de patrimônio, TI ou mesmo RH, ou tem, de alguma maneira, voz ativa em decisões como mudanças e aquisição de equipamentos, conhecer esses itens pode ser uma im-portante ferramenta de trabalho, que colabore para melhorar suas decisões no dia-a-dia.

Foi pensando nisso que abordamos, nesta edição, o as-sunto “Especifcações Técnicas” , ou seja, o conjunto de itens fí-sicos necessários para o pleno funcionamento de um edifício, que abrange não só a parte operacional básica como elevadores, ou de conforto e bem-estar como o sistema de ar condicionado, mas também de economia, já que muitos equipamentos mais moder-nos, por exemplo, consomem menos energia.

Considerações Importantes

A escolha de um espaço para escritório requer uma aná-lise das especifcações técnicas. Alguns dos itens que compõem essa lista são fundamentais para instalação e funcionamento de alguns escritórios. A maioria dos escritórios do setor fnanceiro

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ciais de alto padrão, como já é comum nos pontos mais nobres da cidade, há pouco onde se errar; a qualidade técnica e tecnológica destes edifícios é realmente muito boa. Mas quando considera-mos prédios mais antigos, ou de padrão um pouco mais simples, é importante que o usuário conheça e compare as alternativas do ponto de vista técnico. Alguns itens das especifcações técnicas geram economias consideráveis não só no espaço alugado, mas também ao condomínio.

Nem todas as empresas precisam necessariamente de instalações ultramodernas, e a opção de fcar em prédios mais an-tigos e, conseqüentemente, mais baratos, é perfeitamente acerta-da. Por que pagar por um serviço que não se necessita? É por esse motivo que países como EUA e alguns outros da Europa, fazem grande uso de empresas de consultoria imobiliária, já que essas, de modo geral, detêm conhecimentos detalhados das especifca-ções técnicas dos edifícios, ou dispõem de fontes confáveis, que concentram todas essas informações.

O banco de dados Buildings – Espaços Corporativos On-line disponibiliza as informações técnicas básicas de todos os edi-fícios comerciais de São Paulo com laje superior a 300 m². Além da capital temos no estado de São Paulo o bairro de Alphaville, em Barueri, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caeta-no e Diadema (conhecidos como ABCD paulista), além de ou-tras importantes capitais, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Cadastre-se no site www. buildings.com.br e tenha acesso a todas essas informações.

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