Page 9 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 09

Cyrela Commercial Properties, uma das prin-cipais empresas de investimento e locação de imóveis comerciais na região metropolitana de São Paulo, que desenvolve e adquire para loca-ção edifícios corporativos de alto padrão, shop-ping centers, galpões e centros de distribuição. Para ele, empresas que já fzeram seus planeja-mentos e se relocalizaram ou expandiram suas áreas difcilmente retrocederão, já que os inves-timentos iniciais com os novos escritórios re-presentam uma grande soma de dinheiro. Outra questão é quanto às expectativas futuras. Com um mercado com uma taxa de vacância tão baixa, será que haverá espaços no futuro para retomar o crescimento, caso essa crise passe? Se for esse o caso, a possibilidade de reocupar espaços que foram devolvidos pode ser bem

difícil, principalmente considerando que as melhores previsões de entrega de novo estoque Classe A para esse ano é de pouco mais de 95 mil m² (lembrando que a previsão é baseada em informações das construtoras, mas que atrasos são relativamente comuns).

2) É o das empresas que estão exatamente em fase de instalação, mudança, expansão ou rene-gociação de contratos a partir do 4º trimestre de 2008. Estas sim estão em posição de mudar o destino de sua ocupação, e modifcar o plane-jamento futuro. É com essas empresas que po-deríamos medir o quanto a crise está afetando efetivamente o mercado imobiliário corporati-vo. Com a incerteza do futuro, apostar em um crescimento talvez tenha sido considerado im-prudente para muitas empresas, como é o caso de algumas multinacionais, principalmente do setor fnanceiro, como o de bancos. A opção adotada foi a de esperar e ver como as coisas se acomodariam.

Renato Srur, reconhecido investidor

“Empresas que já fzeram seus planejamentos e se relocalizaram ou expandiram, difcilmente retrocederão”

Renato Srur - Grupo São Joaquim

“Nossa atenção está sendo redirecionada para outros mercados

que estão se destacando”

Page 9 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »