Page 10 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

Capa

10

mudanças de oportunidades, práticas de trabalho, modelos de negócio e outras for-mas econômicas e sociais de organização. Seguindo isso, as empresas passariam a investir nessas vilas, onde o espaço físico seria usado de diversas maneiras: haveria integração da biodiversidade nos projetos, preservação das áreas abertas e encoraja-mento à integração social. O ambiente de trabalho, mais saudável, permitiria que as pessoas trabalhassem para viver ao invés de viver para trabalhar.

No terceiro cenário ( “Dantes-que” ) o quadro é totalmente diferente dos dois primeiros. Esse cenário seria caracte-rizado por uma desaceleração da econo-mia mundial resultando, em médio prazo, no aumento das diferenças entre os países ricos e pobres. Haveria, então, aumento das desigualdades sociais e culturais, con-centração de renda nos lugares prósperos e migração de pessoas dos lugares pobres para os mais ricos. Com tantos problemas sociais, o interesse no meio ambiente dimi-nuiria, levando, em estágios mais avança-dos, a graves problemas de saúde. Com au-mento dos problemas econômicos, muitas empresas entrariam em falência, abrindo espaço para o caos no ambiente corporati-vo, com altos índices de desemprego. O ambiente de trabalho nesse ce-nário assumiria uma posição secundária e sofreria perdas importantes: haveria cortes nas “regalias” que existissem e o espaço teria que ser reduzido. A insegurança do ambiente de trabalho afetaria diretamente a produtividade, já que não mais haveria garantias de que o trabalho seria remune-rado. O desemprego cresceria num círculo vicioso e surgiria a necessidade de criar trabalhos de meio período e temporários. Segundo os autores do trabalho, o futuro não é inevitável. Nós podemos infuenciá-lo se soubermos o que gosta-

Não são todos os profissionais que podem se dar ao luxo de trabalhar em casa. Mas se o seu perfil é de consultor ou prestador de serviço, por exemplo, você pode ter mais benefícios trabalhando assim. Veja o quadro:

Home Office

Vantagens

1.

Considerável redução dos custos totais, principalmente com o aluguel;

2.

Maior flexibilidade com os horários;

3.

Maior flexibilidade com o local de trabalho (apesar de trabalhar em casa, na verdade, você pode trabalhar em qualquer lugar, se tiver equipamentos portáteis);

4.

Redução de gasto de tempo em deslocamentos ou no trânsito;

5.

Maior proximidade com a família;

6.

Maiores chances de ter melhor alimentação, fazer mais exercícios e mais qualidade de vida;

7.

Terceirizar o atendimento telefônico, garantindo sempre alguém para atender seus clientes e encaminhar as chamadas, em casos mais importantes.

1.

Conseguir separar a vida profissional da pessoal;

2.

Estabelecer uma disciplina de horários. Algumas pessoas acabam trabalhando mais, enquanto outras se distraem e perdem produtividade;

3.

Ter um cômodo isolado e destinado exclusivamente ao escritório em casa, inclusive com barreira acústica, principalmente quando se tem crianças e animais domésticos;

4.

Adequar a residência para fornecimento extra de energia e outras tecnologias de comunicação;

5.

Ter um mínimo de conhecimento de manutenção dos equipamentos instalados para resolver pequenos problemas do dia-a-dia;

6.

Estar atento às normas de segurança, principalmente contra incêndios;

7.

Treinar os membros da família, ou empregados domésticos, a atenderem adequadamente o telefone, se esse atendimento não estiver terceirizado.

Desvantagens

Page 10 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »