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Quadro 2 - Escopo do Project Management
1
. Fase de Planejamento
- Estratégia do Projeto
- Necessidades do Cliente e expectativas do projeto - Orçamentos
- Levantamento de dados ( Survey ), legislação, alvarás - Logística Preliminar - Avaliação de riscos - Plano de Contingência - Planejamento Financeiro
- Estrutura do Gerenciamento do Projeto - Definição de tarefas e responsabilidades - Master Planning
3
. Fase de Construção
- Acompanhamento do Master Planning (cronograma) - Monitoração de todos os custos do Projeto
- Implementação de processo de mudança de escopo e gerenciamento de extras
- Gerenciamento de reuniões de construção de obra - Desenvolvimento e manutenção de sistemas de controle (Planejado vs Real) - Controle de qualidade
- Foco em obter ótimo desempenho dos empreiteiros e fornecedores
- Revisão das atividades e responsabilidades das empreiteiras
2
. Fase de Licitação e Compras
- Desenvolver um sistema de controle de Orçamentos - Desenvolver um plano de redução de custos ou value engineering
- Selecionar um grupo de fornecedores e empreiteiras para envio de RFPs ( request for proposal , ou pedido de proposta) - Envio de RFPs a fornecedores e empreiteiras segundo especificações técnicas
- Contratação de fornecedores e empreiteiras e compra de materiais
4
. Fase de Close-Out (fechamento e entrega da obra)
- Controle de Qualidade
- Desenvolver lista de pendências e coordenar conclusão ( punch-list )
- Coordenar conclusão e entrega de desenhos as-built , projetos de bombeiros , ARTs (Anotação de responsabilidade técnica), garantias de equipamentos e manuais operacionais - Comissionamento - Entrega de Obra
12
Mercado
contratação de serviços; após analisadas as propostas, as melhores são encaminhadas ao cliente para seu aval fnal.
A base do trabalho do project management
está apoiada no tripé Cronograma, Orça-mentos e Qualidade. Esses, por sua vez, são defnidos e delineados pelos objetivos propostos com a obra, também conhecido como o escopo do projeto. Cada fase do es-copo tem suas características próprias que precisam ser constantemente monitoradas. Veja um exemplo de escopo, com suas di-versas fases, no quadro 2.
Basicamente o project management defni-rá, organizará e dirigirá o projeto em todas
as fases.
As vantagens de se contratar o serviço de
project management são inúmeras:
1. Ter apenas um ponto de contato: o proj-ect manager é responsável por manter o cliente informado quanto ao andamento da obra, o que economiza tempo.
2. Tranqüilidade e confança: A prática profssional que o project manager tem ga-rante o sucesso com que as etapas da obra se sucedem. Isso é ainda mais importante quando a empresa vem do exterior e não conhece o mercado local.
3. Garantia da imparcialidade quanto à es-
colha de profssionais e fornecedores.
4. Exigência da implantação de normas de segurança no local das obras.
5. Controle imparcial da qualidade dos ser-viços e tempo gasto em cada etapa.
6. Garantia de que toda a documentação está em ordem, de acordo com os vários órgãos públicos e de segurança.
É por essas razões que a contratação de uma empresa de project management tem se mostrado como uma ótima opção para a implantação ou relocalização de um es-critório. n
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