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Quadro 2 - Escopo do Project Management

1

. Fase de Planejamento

- Estratégia do Projeto

- Necessidades do Cliente e expectativas do projeto - Orçamentos

- Levantamento de dados ( Survey ), legislação, alvarás - Logística Preliminar - Avaliação de riscos - Plano de Contingência - Planejamento Financeiro

- Estrutura do Gerenciamento do Projeto - Definição de tarefas e responsabilidades - Master Planning

3

. Fase de Construção

- Acompanhamento do Master Planning (cronograma) - Monitoração de todos os custos do Projeto

- Implementação de processo de mudança de escopo e gerenciamento de extras

- Gerenciamento de reuniões de construção de obra - Desenvolvimento e manutenção de sistemas de controle (Planejado vs Real) - Controle de qualidade

- Foco em obter ótimo desempenho dos empreiteiros e fornecedores

- Revisão das atividades e responsabilidades das empreiteiras

2

. Fase de Licitação e Compras

- Desenvolver um sistema de controle de Orçamentos - Desenvolver um plano de redução de custos ou value engineering

- Selecionar um grupo de fornecedores e empreiteiras para envio de RFPs ( request for proposal , ou pedido de proposta) - Envio de RFPs a fornecedores e empreiteiras segundo especificações técnicas

- Contratação de fornecedores e empreiteiras e compra de materiais

4

. Fase de Close-Out (fechamento e entrega da obra)

- Controle de Qualidade

- Desenvolver lista de pendências e coordenar conclusão ( punch-list )

- Coordenar conclusão e entrega de desenhos as-built , projetos de bombeiros , ARTs (Anotação de responsabilidade técnica), garantias de equipamentos e manuais operacionais - Comissionamento - Entrega de Obra

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Mercado

contratação de serviços; após analisadas as propostas, as melhores são encaminhadas ao cliente para seu aval fnal.

A base do trabalho do project management

está apoiada no tripé Cronograma, Orça-mentos e Qualidade. Esses, por sua vez, são defnidos e delineados pelos objetivos propostos com a obra, também conhecido como o escopo do projeto. Cada fase do es-copo tem suas características próprias que precisam ser constantemente monitoradas. Veja um exemplo de escopo, com suas di-versas fases, no quadro 2.

Basicamente o project management defni-rá, organizará e dirigirá o projeto em todas

as fases.

As vantagens de se contratar o serviço de

project management são inúmeras:

1. Ter apenas um ponto de contato: o proj-ect manager é responsável por manter o cliente informado quanto ao andamento da obra, o que economiza tempo.

2. Tranqüilidade e confança: A prática profssional que o project manager tem ga-rante o sucesso com que as etapas da obra se sucedem. Isso é ainda mais importante quando a empresa vem do exterior e não conhece o mercado local.

3. Garantia da imparcialidade quanto à es-

colha de profssionais e fornecedores.

4. Exigência da implantação de normas de segurança no local das obras.

5. Controle imparcial da qualidade dos ser-viços e tempo gasto em cada etapa.

6. Garantia de que toda a documentação está em ordem, de acordo com os vários órgãos públicos e de segurança.

É por essas razões que a contratação de uma empresa de project management tem se mostrado como uma ótima opção para a implantação ou relocalização de um es-critório. n

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