Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Pesquisa Imobiliária Inteligente

Atividade Construtiva

O novo estoque no quarto trimestre de 2012 foi praticamente igual ao do trimestre passado. Foram entregues 18,3 mil m² no último trimestre contra cerca de 19 mil m² no trimestre anterior. O detalhe é

que todos os edifícios que obtiveram o Habite-se no último quarto do ano estão localizados na Barra da Tijuca. Destaque para o Blue Center, Centro Comercial com 10,6 mil m².

Dos cerca de 600 mil m² em construção no Rio de Janeiro, 500 mil são de edifícios considerados Classe A. Ao todo, 100 edifícios estão com as obras a todo vapor, 52 deles só na Barra da Tijuca, que representa 273 mil m² em construção. O Centro, apesar de ser uma região com pouquíssimos terrenos, possui vários prédios que estão passando por retrofit.

Principalmente graças a isso, a atividade construtiva na região é de 165 mil m².

Coma pequena entrega na segundametade de 2012, a expectativa é que os grandes empreendimentos sejam entregues no início de 2013, por isso a previsão gira em torno de 300 mil m². Esse número alto é uma consequência da entrega de grandes empreendimentos como o CEO (Corporate Executive Offices), o Centro Administrativo Cidade Nova e o Centro Empresarial Senado, que já será entregue totalmente alugado pela Petrobrás.

Se por um lado a entrega de

novos edifícios no terceiro trimestre de 2012 foi a segunda maior dos úl-timos oito anos, quando mais de 180 mil m² foram entregues, no último trimestre de 2012 o volume de entregas não foi tão grande, mas ultra-passou a casa dos 90 mil m².

Dos prédios entregues, o destaque fica para o Cidade Jardim Cor-porate Center - Continental Tower e seus 45,5 mil m². Outros edifícios de des-taque que foram entregues ainda no fim de 2012 foram o The One - Faria Lima, com 13,6 mil m² e o Platinum Tower Ibirapuera com seus 7,5 mil m².

Atualmente, 169 edifícios se encontram em construção na capital, to-talizando 152 mil m². Desse montante, 58 edifícios são Classe A e corresponde a 92 mil m² em plena atividade construtiva. A região commaior atividade cons-trutiva continua sendo a Berrini com 237 mil m² em construção, a região Faria Lima / Itaim Bibi fica com a segunda colocação graças aos quase 125 mil m² que estão sendo construídos.

Para o próximo trimestre, a expectativa é que sejam entregues mais de 390 mil m², praticamente o dobro da maior entrega dessa dé-cada. É claro que algumas obras tendem a atrasar e boa parte desse estoque deve ficar para os próximos trimestres, mas grandes prédios serão entregues, a começar pelo complexo JK da WTorre e seus mais de 30 mil m². Outros empreendimentos que devem receber o Habite- -se nessa primeira parte do ano são o Tower Bridge Corporate (Cenu IV) e o Sky Corporate com 48 e 38,5 mil m² respectivamente.

São Paulo

Rio de Janeiro

www.buildings.com.br 34

Paulista

Moema / Vila Mariana

Saúde / Jabaquara

Centro

Barra Funda

Santo Amaro

Chácara Sto. Antônio

Berrini

Morumbi / Jardim São Luís

Barra da Tijuca

Lagoa

Botafogo

Centro

Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »