Page 40 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

A

São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. acaba de con-quistar a certifcação LEED ® for Existing Buildings: Operation & Main-tenance (EB:O&M) , na categoria Silver , versão 3.0, concedida pelo United States Green Building Council (USGBC) para seus edifícios Padauiri e Demini, que fa-zem parte do Centro Administrativo Rio Negro, em Alphaville, São Paulo. O LEED ® Existing Buildings: O&M ocorre após a etapa de construção, quando o prédio já está ocupado e operan-do. Ele garante uma gestão consistente do empreendimento, embasada em políticas e processos de manutenção de equipamen-tos, na gestão de energia, água, resíduos, e serviços como, por exemplo, limpeza e paisagismo. O objetivo fnal é maximizar a efciência operacional e minimizar os im-pactos ambientais.

Além disso, estudos do U.S. Environmental Protection Agency

(EPA) demonstram que os cuidados com a qualidade interna do ar, dentro de um edifício certificado com essa norma, aumentam significativamente a saúde dos ocupantes. A incidência de doenças diminui e, consequente-mente, melhoram a qualidade de vida e a produtividade dos usuários. Com administração condominial a cargo da Jones Lang LaSalle, os edifí-cios contaram com consultoria em susten-tabilidade e certifcação LEED ® , do Centro de Tecnologia de Edifcações (CTE). Os edifícios possuem 13.800 m² de área cons-truída e 13 pavimentos cada, com subsolos compartilhados com os demais edifícios novos do complexo comercial.

Com a certifcação, os edifícios passam a ser reconhecidos por sua alta

40

Edifícios Padauiri e Demini do Centro Administrativo Rio Negro

performance ambiental. Entre os desta-ques estão: consumo de energia 41% me-nor em relação à média nacional de pré-dios similares existentes; 20% de redução no consumo de energia das áreas comuns em comparação com o mesmo período de 2010; diminuição de 35% no consumo total de água utilizado nas torres de res-friamento e 100% de economia de água potável para irrigação.

De acordo como coordenador do projeto pela São Carlos, Brunno Paiva de Freitas , “a quebra de paradigmas, desa-fos e novos processos propostos, origi-nados desse processo de certifcação, sur-preendeu positivamente desde o começo do projeto. Os resultados em efciência no consumo de energia, água e gestão de serviços, já nesse primeiro ano, chegam a aproximadamente R$ 300 mil”. Veja os diferenciais do empreendimento.

Page 40 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »