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Mercado

interna E-University ( e-learning ). “Os treinamentos técnicos são di-recionados com a necessidade de cada área, como por exemplo, Gerenciamento de Pro-priedades e Gerenciamento Integrado de

Facilities . Já os treinamentos comporta-mentais são desenvolvidos com a compe-tência que o cargo requer, como excelência em serviços, planejamento estratégico e gestão de pessoas”, explica a gerente. A Colliers criou uma universida-de corporativa internacional exclusiva, a Colliers University. O presidente da com-panhia explica que grande parte dos cur-sos ministrados está voltada para a área de

Real Estate , mas também são oferecidos treinamentos dos mais variados níveis e assuntos para que os colaboradores possam se desenvolver tanto na parte técnica como na área comportamental.

Antes de realizar um curso de es-pecialização, o profssional necessita pri-meiramente obter o diploma em “Técnico em Transações Imobiliárias”. Enquanto está cursando, o interessado pode se ins-crever no Creci-SP como estagiário, tendo o acompanhamento técnico de um profs-sional. Após a conclusão desta etapa, é que o profssional pode dar entrada na sua ins-crição defnitiva e se tornar um corretor. Segundo o diretor do Secovi, não há uma demanda geral pela formação espe-cífca no mercado corporativo. Porém, há constante busca por informações de como

funciona esta área, como está a situação do setor e as empresas que estão investindo. O Secovi tem uma faculdade onde são minis-trados tanto cursos de pós-graduação quan-to MBAs e cursos de especialização. Estão na grade: MBA em Financiamento, Ne-gócios e Empreendimentos Imobiliários, Pós-Graduação em Gestão de Negócios Imobiliários e Especialização em Direito Imobiliário Empresarial.

Gambi também afrma que o Se-covi premia as empresas que mais se desta-caram na área de qualifcação de seus pro-fssionais durante o ano com o selo do PQE – Programa de Qualifcação Essencial.

Futuro da corretagem no mercado corporativo

O profssional da área imobiliária sempre será necessário para qualquer tran-sação. Porém, o que tende a mudar é como o corretor estará preparado para o mercado, qual sua relação com as partes envolvidas na transação de um imóvel e como a empresa

em que trabalha se posiciona no mercado. Alguns acreditam que as empre-sas especializadas em determinados seg-mentos terão mais sucesso no longo prazo. Acreditam que a especialização está vincu-lada a maior precisão e velocidade na exe-cução dos serviços.

O sócio-diretor da Ocupantes afrma que o acesso a informação estará à disposição de todos os interessados para poder realizar qualquer transação imobi-liária. Porém, o que fará a diferença será transformar o conhecimento em soluções rápidas e efetivas sempre através de um excelente nível de comunicação.

Já o presidente da Colliers espera que mais para frente o mercado imobiliário corporativo seja mais profssional, mais de-pendente de um consultor especializado e que a profssão seja ainda mais respeitada. O presidente do Creci-SP diz que o “novo” profssional que vem surgindo está cada vez mais se reciclando e voltando suas preocupações para fdelizar seus clientes. Ainda segundo Lorimer , “o cor-retor que não estiver contratado pelo pro-prietário ou mesmo pelo ocupante, tende a sofrer cada vez mais e ter o seu futuro comprometido, pois a tendência é que os clientes exijam que o corretor se defna para quem ele irá atuar, assim como ocorre com advogados, assessores fnanceiros e corretores de seguros corporativos”. Uma coisa é certa: a corretagem imobiliária corporativa no Brasil ainda está na sua infância com poucos profssionais altamente capacitados no mercado, per-mitindo assim, que a maioria esmagadora das transações ainda sejam conduzidas por profssionais pouco preparados. Contu-do, mudanças profundas estão ocorrendo, como a pulverização do acesso à informa-ção e a profssionalização dos processos de contratação, o que pode mudar esse cená-rio ao longo dos próximos anos. n

“O profssional que atua no segmento corporativo precisa entender o mercado imobiliário como um todo, para sua atuação ser de qualidade e abrangente”.

Fábia Colon

Gerente de recursos humanos da Jones Lang LaSalle

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