Page 39 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

traços característicos que merecem e devem ser preservados em face da modernização urbana. Uma tendência muito forte tem sido a harmonização do antigo com o contemporâneo.

O centro do Rio de Janeiro é um dos principais termô-metros do mercado local, contando com 73% dos escritórios da cidade. A taxa de vacância da região é de 1,8%, sendo que a maio-ria dos espaços vagos é de pequenos conjuntos. A expectativa é a de que a entrada de novas lajes corporativas no mercado seja absorvida muito rapidamente. O edifício Galeria, comprado pela Tishman Speyer em 2007, passou por um retroft que incluiu a restauração de sua fachada e tornou-se a melhor opção de espaço

Triple A do centro do Rio de Janeiro.

Projetado por Joseph Gire, idealizador do Copacabana Palace, e por Robert Prentice, que participou da criação da Es-tação Central do Brasil, o edifício – que abrigou por décadas a sede da Sul América Companhia Nacional de Seguros - alcançou sua imponência na década de 1940, com o término da unifcação de suas lajes. Sua localização é privilegiada, no quadrilátero for-mado pelas Ruas da Quitanda, do Rosário e do Carmo, além da histórica Rua do Ouvidor. Por essas ruas circularam a história e o desenvolvimento fnanceiro da antiga capital do Brasil imperial e republicano. O Barão de Mauá, grande empreendedor da época do império, mantinha nesta área seus escritórios.

Devido ao seu valor histórico, o Galeria encontra-se incluído no zoneamento do Corredor Cultural, instituição que zela pela manutenção da identidade histórica do centro ca-

tou a adoção das mais modernas soluções tecnológicas para a operação do prédio e a utilização de seus espaços. A harmoni-zação do velho e do novo neste edifício provam a viabilidade da preservação aliada à modernidade.

O empreendimento foi transformado em um legítimo

Triple A , com 25 mil m 2 distribuídos por dez andares. Suas lajes de cerca de três mil m 2 receberam um novo conceito, tanto no desenho como na praticidade e segurança, fatores decisivos e até então pouco explorados em sua arquitetura.

Os novos pavimentos estão divididos em um sub-solo para acomodar lojas e áreas técnicas; o térreo, com seu imponente lobby e a galeria para lojas de alto padrão e dois restaurantes; oito pavimentos corporativos amplos; e um pavimento técnico na cobertura.

Seguindo o padrão de excelência da Tishman Speyer, todos os andares serão entregues com piso elevado, forros, luminárias e difusores de ar condicionado previamente ins-talados. Os oito elevadores contam com um sistema de an-tecipação de chamadas, o que otimiza o fluxo de pessoas pelo prédio. Um sistema integrado de segurança monitorará o empreendimento 24h.

A entrega do retroft do edifício Galeria está prevista para outubro deste ano. A revitalização deste ícone arquitetônico já desperta o interesse de muitas grandes empresas, que já buscam por unidades para locação. n

39

Page 39 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »