Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

A

Building Council Brasil , o número de empreendimen-tos registrados junto ao USGBC para obterem a certifcação

LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design ) cres-ce exponencialmente e o movimento da construção sustentável já faz parte da agenda mundial e felizmente não há mais como desprezar esse movimento. Ou as empresas do mercado se atu-alizam ou vão fcar obsoletas em um futuro próximo. Hoje no país há cerca de 300 empreendimentos registra-dos em 19 estados brasileiros buscando a certifcação de desempe-nho ambiental para seus empreendimentos, com uma previsão de ultrapassar 350 empreendimentos no fnal do ano. E até o fm do ano a meta mundial é que 950 milhões de m 2 no mundo todo este-jam em processo de certifcação LEED em mais de 120 países. Já são 31 empreendimentos certifcados no Brasil e cerca de 14.500 no mundo, apesar deste movimento ser novo no Brasil podemos verifcar pelos gráfcos abaixo que ele vem crescendo rapidamente, devido aos diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos promovidos por este tipo de construção.

Para receber a certifcação, o empreendimento deve atender pré-requisitos e recomendações que avaliam o tipo de ter-reno, a localização, a infraestrutura local, o uso racional de água, efciência energética, qualidade do ar interno, reciclagem e diver-sas outras medidas que garantam efciência operacional ao usuá-rio e preservação do meio ambiente, antes, durante e após a obra. Todos estes critérios começam a impulsionar e a transformar o mercado da construção civil e têm se tornado uma importante fer-ramenta educacional e de comunicação com o consumidor, além de criar parâmetros de qualidade para o mercado.

A sociedade está chegando à conclusão de que, embora te-nha trazido o maior desenvolvimento tecnológico que a humanidade já experimentou, o século XX também registrou a gênese daquele que vem sendo considerado o maior desastre ecológico do planeta. Quando acompanhamos os índices de poluição do ar, água ou solo, o consumo de recursos naturais e a capacidade do planeta de repor estas necessidades, temos realmente que nos preocupar e o Setor da Construção Civil é com certeza um dos seus maiores impactantes. O novo contexto global exige, cada vez mais, por parte

forma equilibrada em suas tomadas de decisões.

Portanto, o desafo mundial para este século é conciliar o desenvolvimento tecnológico com a preservação dos recursos naturais, garantindo a aplicação de práticas sustentáveis por parte dos atores deste processo.

Os impactos que o mercado da construção civil deixa ao planeta são imensos. O setor é responsável por até 35% das emis-sões de CO

2

diretas ou indiretas e cerca de 30% dos recursos natu-rais extraídos em todo o mundo, as edifcações no Brasil consomem cerca de 21% de toda a água tratada, 42% da energia gerada e ge-ram cerca de 65% dos resíduos que estão em aterros sanitários. Aconstrução civil começa a demonstrar que está se adequan-do cada vez mais aos conceitos de sustentabilidade que estão sendo impostos em todos os setores da economia e que a cada dia passam a ser uma exigência da sociedade, principalmente da nova geração. Os mais jovens estão começando a exigir de seus fornecedores uma pos-tura mais correta em relação ao meio ambiente, desenvolvendo um dos maiores desafos corporativos deste milênio: o consumo consciente.

34

Projetos registrados LEED por Estado

19 Estados e DF 298 Registros

Page 34 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »