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nas avenidas Barão de Tefé e Venezuela e a urbanização do Morro da Conceição, além da reestruturação dos Jardins Sus-pensos do Valongo e a construção de mais de 20 ruas na Praça Mauá.

A segunda parte das obras in-clui o término das obras iniciadas em 2010 e a urbanização do restante do Por-to, a execução de 60 quilômetros de no-vas vias e a recuperação das já existen-tes, 700 quilômetros de infraestrutura e a construção de mais quatro quilômetros de túneis. As obras começam em setem-bro deste ano e estima-se que serão con-cluídas até 2015, um ano antes dos Jogos Olímpicos no país.

Mudanças viárias para o Porto

As obras previstas na região portuária têm como finalidade a reestru-turação urbana do local. Com início em setembro do ano que vem, será criada uma nova via paralela à Avenida Rodri-gues Alves, chamada de Binário do Por-

to. Com aproximadamente 3,5 quilôme-tros de extensão, ela ligará o Viaduto do Gasômetro à Praça Mauá.

A região considerada o ponto de entrada e saída da cidade ganhará uma via expressa que viabilizará a chegada à Pon-te Rio-Niterói, Linha Vermelha e Avenida Brasil, que será feita na Avenida Rodri-gues Alves, que se tornará via expressa. De acordo comArraes, a região terá 50% a mais de pistas, mesmo após a derrubada do Viaduto da Perimetral.

A Prefeitura do Rio de Janeiro es-tima que as obras do Binário do Porto es-tejam fnalizadas até dezembro de 2012. Já em 2013, começará a demolição do Eleva-do da Perimetral, que hoje degrada a região e as vias que a circundam. As obras irão até 2014 e serão concluídas em 2015, aumen-tando a capacidade do fuxo de tráfego na nova região portuária.

Hoje, os elevados como a Perime-tral contribuem para a degradação do seu entorno e para a complicação do tráfego local. Sua demolição vem sendo discutida

por urbanistas e políticos há mais de 20 anos e trará melhorias na qualidade de vida de moradores e de quem trabalha na região. A primeira etapa da derrubada da Perimetral será no primeiro semestre de 2013, entre a rodoviária Novo Rio e a Rua Professor Pereira Reis, onde haverá o prolongamento mediante a construção de novas rampas de acesso. No segundo semestre, o elevado será demolido da Rua Professor Pereira Reis até o Armazém 7. Ao fnal das obras, previsto para 2015, a nova rede viária construída no lu-gar do Elevado da Perimetral trará um au-mento na capacidade de fuxo de tráfego na região, desafogando os constantes conges-tionamentos que predominam na área. Para integrar o transporte pú-blico, será construído o sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Os trens circularão na região do Porto, área central, além de pontos com grande cir-culação como a Avenida Rio Branco, Praça XV e também fará integração com o aeroporto Santos Dumont.

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