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Entre os principais resultados que demonstram o alto de-sempenho ambiental do empreendimento, destacam-se:

• 69,2% de economia de no consumo de água potável; • 57% de economia de água potável para irrigação; • 10,3% de economia no consumo de energia;

• 77,8% de todo resíduo gerado na obra foi desviado de aterros; • 16,3% de todo material empregado é de origem reciclada; • 28,1% de todo material adquirido é de origem local; • 93,4% de reaproveitamento da estrutura de concreto que existia no local;

• 44% de redução da vazão e volume de água lançada na rede pública durante as chuvas.

Estrutura e materiais

O aproveitamento da estrutura abandonada do antigo projeto fez com que se evitasse um enorme impacto da geração de resíduos e poluição do entorno, caso fosse demolida a antiga estrutura. Tal ação também reduziu signifcamente o consumo de materiais para a construção de uma nova edifcação. No to-tal, foram aproveitados 93,4% (em área) da estrutura já existen-te da edifcação, sendo que os 6,6% dos resíduos gerados com

mácias, entre outros. A região também possui amplo sistema de transporte coletivo. As estações de trem Cidade Jardim e Vila Olímpia se localizam a menos de 600 metros de distância. Visando reduzir a poluição e os impactos do desenvolvi-mento gerados pela utilização de veículos, o número mínimo de vagas de estacionamento não supera o valor mínimo exigido pela legislação local. Além disso, foram destinadas vagas preferen-ciais para veículos movidos/abastecidos a GNV ou a álcool. O empreendimento contempla o uso de pintura branca na laje de cobertura, o que contribui para a redução das ilhas de calor e transmissão da radiação solar para os pavimentos mais elevados, pro-porcionando conforto térmico.

O projeto arquitetônico possui concentração de áreas abertas e vegetadas, para criar ambientes agradáveis e de “descom-pressão”. Durante as obras foram adotadas diretrizes de prevenção e controle de poluição das atividades de construção, reduzindo os impactos ocasionados dentro e fora da obra, como a construção de lava-rodas para evitar o carreamento de poluentes aderidos nos pneus e rodas dos veículos antes da saída do canteiro; construção de valas de captação ao redor da obra, interligadas às caixas de decantação e sedimentação de resíduos e poluentes carreados pelas águas pluviais, para posterior recalque à rede de drenagem pública; e aplicação de britas nos acessos para evitar a poluição do ar.

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