Page 25 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

imóvel, ainda que demore um pouco mais. Um investimento imobiliário é mais a longo prazo. Por exemplo, quando compra-mos um imóvel na planta. Nos lançamentos, sempre tem-se uma grande compra, em mas-sa, de empresas que adquirem vários con-juntos, aproveitando o valor que é menor na planta do que pronto, para depois investir. Segundo a Petros (fundada pela Petrobras em 1970 e pioneira no mercado de fundos de pensão), “a estabilidade econômica e o desenvolvimento de regulamentação para o setor imobiliário, aliados às oportunidades de investimentos em setores de infraestrutura e a uma redução consistente na taxa de juros básica, propiciaram o desenvolvimento do mercado imobiliário e o fortalecimento do vínculo desse segmento com o mercado de capitais, a partir da criação de diversos produ-tos fnanceiros de base imobiliária.”

Quem são os investidores?

Veja na pirâmide ao lado como, hierarquicamente, podemos dividir os tipos de investidores.

Segundo Martín Andrés Jaco, CIO (Chief Investment Offcer) da BR Properties –maior empresa de capital aberto de imóveis comerciais (commais de 1 milhão de metros quadrados de área locável) –, “até 2006, os principais investidores eram pessoas físicas, com poucas grandes empresas e poucos es-trangeiros. A partir de 2006, novas empresas e os estrangeiros começaram a se juntar às pessoas físicas e fazer com que todo o sis-tema de investimentos começasse a funcio-nar de forma mais abrangente. Adicionando os FII, a liquidez no setor aumentou ainda mais.”, explica Martín.

Com a Lei 8.668 de 25/06/93 so-bre a Criação dos Fundos Imobiliário, houve a isenç Renda e a taxa de juros ca a médios e pequenos inve barcar no mercado imob partir de 2006”, continua Jaco, “o sistema da pir começou a funcionar, p sibilitando, por exempl a um advogado investir em um ‘pedaço’, uma

cota, de um determinado imóvel de uma grande empreendedora, isto é, o fundo de investimento”. Para um pequeno investi-dor, hoje, é possível ter uma cota de um centro empresarial como o CENU, por exemplo, ou de algum grande shopping center por meio dos fundos de investimen-to imobiliário.

Outro ponto extremamente positivo e que alavancou ainda mais os investimentos no mercado imobiliário é o cenário macroeco-nômico do Brasil. O país ganhou destaque na economia mundial mantendo-se estável duran-te a crise de 2008. “Um sistema muito forte”,

25

Page 25 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »