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randes empreendimentos comerciais estão quase sem-pre localizados em avenidas com intenso fuxo de ve-ículos, o que pode interferir no trânsito da região. O Centro Empresarial Água Branca (CEAB), com suas quatro tor-res comerciais, fca na Avenida Francisco Matarazzo, o início e, dependendo do ponto de vista, o fnal do Elevado Costa e Silva, o “Minhocão”. Imagine o movimento de carros que transitam por ali diariamente.

Quando inaugurado, em 2001, o CEAB já havia sido projetado para que seus estacionamentos tivessem acesso pela Avenida Auro Soares de Moura Andrade, que fca atrás dos pré-dios. No entanto, com o sucesso do projeto, incluindo sua locali-zação privilegiada, seus conjuntos comerciais foram rapidamente ocupados, e o movimento de pessoas e principalmente automó-veis aumentou.

No início do ano passado, a Parx Estacionamentos (há 14 anos no mercado e administradora das garagens das torres New York e Los Angeles do CEAB), sentiu necessidade de melhorar o sistema de acesso às vagas, tanto para condôminos quanto para visitantes.

“Nos horários de pico, formavam-se flas na entrada do edifício”, conta o Diretor Comercial da Parx, Luis Eduardo Al-meida Ribeiro. “Havia duas cancelas, uma para condôminos e outra para visitantes, que fcavam perto da rua, formando uma imensa fla de carros. Além disso, os usuários utilizavam crac o que era ainda mais demorado.”

Em parceria com a Prime Gerenciamento (empresa l em aprimorar serviços corporativos), a Parx fez um estudo a sentando uma readequação no sistema de acesso às garagens Juntas, as duas empresas criaram um projeto que en em funcionamento em maio de 2009. O primeiro passo foi div a entrada da garagens em cinco acessos, afastar as cancelas da e, o principal, criar um sistema de acesso ágil e prático. Par visitantes, os manobristas foram a melhor solução. Chegar, p o carro e não se preocupar em procurar uma vaga são ações proporcionaram conforto e praticidade àqueles que vêm ao preendimento esporadicamente. Os condôminos receberam

“tag”, geralmente pendurado no retrovisor interno do veículo, e que segue a linha sistema do “Sem Parar” do pedágio. Ao entrar no edifício, o motorista segue até a cancela e um sensor instalado no teto da garagem irá detectar o tag e liberar sua passagem de forma automatizada (veja as imagens acima).

Na garagem das torres New York e Los Angeles também foram instaladas mais câmeras que permitem observar o veículo de quatro ângulos diferentes. “Assim, sabemos se o carro já entrou com algum dano ou se foi causado dentro do estacionamento”, explica Luis Eduardo, da Parx. “Todas as imagens são gravadas e o usuário pode ter acesso, caso necessário.”

Jorge Figuerola, Diretor da Prime Gerenciamento, re-força que “além das modifcações operacionais feitas no esta-cionamento, também foram realizadas mudanças nas recepções, incluindo os halls dos elevadores¹”. Assim, as áreas fcaram mais nobres e o ambiente mais acolhedor.

Todas estas melhorias fazem do CEAB um empreendimen-to único na região. E este é um dos grandes diferenciais da Prime, pois é dessa forma que a empresa trabalha, sempre proporcionando comodidade e tecnologia aos seus clientes. Jorge Figuerola conclui: “É gratifcante ver um projeto ser executado indo além de nossas ex-pectativas, pois hoje não temos flas em nenhum período, e temos total aceitação por parte do usuário.” n

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¹Leia matéria “Modernização dos Elevadores”, na 9ª edição da Revista Buidings.

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