Page 22 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

A redução pode chegar a 40% sem comprometer o nível de ilumi-nação. Muitas vezes trocar uma estrutura de iluminação com três lâmpadas e colocar apenas uma pode trazer muitos benefícios, in-clusive fnanceiros.”

É claro que a tecnologia é primordial e muito veloz, não há como pará-la, o desenvolvimento é necessário. Mas é impor-tante também, segundo Paulo Otto, trabalhar com a consciência das pessoas.

Sabemos que o Brasil é um país farto tanto em água quanto em energia (existem países em que a água é um benefício raríssimo e muito caro). Mas, isto é um fato, não damos valor ao que temos. Nós praticamos o desperdício. Por este motivo e mes-mo com essa mentalidade, é de suma importância que tenhamos uma visão futura, trabalhando no presente, antecipando o proble-ma. Evitar a “tendência natural do ser humano” de que só iremos tomar uma atitude quando não tivermos mais recursos.

Nossa colaboração, por menor que seja, pode gerar gran-des mudanças

Veja a seguir como soluções simples podem evitar o des-perdício e ajudar o planeta.

Economia na iluminação:

• trocar as lâmpadas incandescentes pelas fuorescentes que, mes-mo com menor potência, consomem menos e duram mais; • a escolha de um tom claro às paredes do escritório é de grande

ajuda na economia de energia, mas isto é uma questão de estética; • se o ambiente recebe luz solar ou natural durante o dia, evite acender as luzes;

• é importante apagar as luzes dos ambientes em que não há nin-guém, por exemplo nos banheiros, copa, sala de reunião; • desligue o monitor, ou abaixe a tela (se for notebook) do seu computador, quando sair para almoço ou para uma reunião; se for demorar, desligue tudo.

O grande vilão do consumo em um escritório é sem dú-vida o ar-condicionado. Veja abaixo algumas dicas de como eco-nomizar e tornar o ambiente mais fresco:

• mantenha janelas e portas fechadas do ambiente refrigerado pelo ar-condicionado;

• evite que o sol entre no ambiente refrigerado artifcialmente, isso ajuda a refrescar e a economizar energia;

• desligue o ar-condicionado quando o local estiver vazio; • a manutenção do aparelho de ar-condicionado é muito importan-te; quanto mais sujos os fltros, mais potência será necessária para o aparelho funcionar, sem falar que respirar este tipo de ar poluído faz mal à saúde.

Naquelas horas em que a maioria das pessoas está em casa, depois do trabalho, com as TVs ligadas, chuveiros, ferros de passar, máquinas de lavar, tem-se o chamado horário de pico, das 17h às 20h. Quando não é horário de verão a iluminação arti-fcial torna-se necessária mais cedo. Porém, evitar o consumo de energia nestes horários é um importante fator que contribui para o planeta. Por exemplo, não demorar-se no banho, não passar a rou-pa com a TV ligada, evitar ao máximo abrir e fechar a geladeira, dentre outros.

Lembre-se que quanto mais energia elétrica utilizamos, mais é exigido da natureza. E como sabemos, nada dura para sempre. Todos estes equipamentos modernos estão sendo im-plantados, porque falta uma atitude do próprio homem: ter consci-ência. É fato que quanto mais moderno nosso mundo fca, menos nós fazemos pelo planeta, menos ainda damos valor. Por exemplo: por que economizar água se o Brasil é tão cheio de rios, cachoei-ras e represas? Por que economizar luz que temos a maior fonte de energia hidrelétrica do mundo? A consciência nos diz: nada é permanente.

E consciência é o que faz as pessoas mudarem de atitude. Atos simples como apagar a luz, fechar a torneira, não jogar lixo na rua, reciclar podem de verdade mudar o mundo para melhor. n

22

Page 22 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »