Page 19 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 19

Quem comanda a energia elétrica do país

No Brasil, existem diversas concessionárias (assim como na área da telefonia) regionais e estaduais que gerenciam a distri-buição de energia no país. Como exemplo, podemos citar:

1) Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) - Criada em 1996 tem como principais atribuições controlar e fscalizar o for-necimento de energia, como ela é transmitida, distribuída e co-mercializada.

2) AES Eletropaulo - Surgiu em 1899, mas somente quase 100 anos depois, em 1981, a empresa passou a ser de responsabilidade do Governo de São Paulo, atendendo 24 cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital.

3) Light - A construção da Usina Hidrelétrica do Parnaíba deu início às atividades da Light, no fnal do século XIX e começo do século XX. Sua inauguração ofcial se deu em 1907, dois anos depois da abertura da Avenida Central, no Rio de Janeiro. 4) Eletrobras Eletronorte - Existe há mais de 30 anos e é controla-da pelo Governo Brasileiro, atuando nas áreas de geração, trans-missão e distribuição de energia elétrica. Seu principal objetivo é integrar energia de forma rentável e sustentável.

A maioria dessas concessionárias está vinculada ao Mi-nistério das Minas e Energia (MME), criado em 1960 quando tudo que era relacionado ao assunto era supervisionado pelo Ministério da Agricultura. Além da energia elétrica, são também de respon-sabilidade do MME em todo o território nacional a área de geolo-gia, recursos minerais e energéticos, energia hidráulica, minérios, metalúrgica, combustível e energia nuclear.

O consumo de energia no dia a dia é necessário

É muito bom chegar ao escritório e encontrar tudo fun-cionando, computadores conectados, internet estável, luzes ace-sas. Mas para que tudo esteja ok, um trabalho árduo tem de ser feito nos bastidores.

Se pararmos para pensar, nem imaginamos o quão com-plexo pode ser um sistema de energia elétrica e como ele nos traz o conforto aos nossos dias de trabalho. Na maioria das vezes, nem nos damos conta do tamanho deste benefício tecnológico durante as horas em que fcamos no escritório.

Em um edifício comercial, por exemplo, o gerenciamen-to de energia pode ser realizado manualmente (operacional) ou por meio da tecnologia avançada (o chamado sistema de automa-

Page 19 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »