Page 17 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

ria e o conforto dos ocupantes. Já em um prédio de ocupação única, quem realiza este serviço é o Facility Manager .

A formação teórica do Real Estate

No Brasil, infelizmente, não há cursos específcos nesta área. Somente cursos de Gestão em Facilities , ou Técni-co em Transação Imobiliária. Este último fornece a titulação aos corretores de imó-veis. Em seguida, por meio do Creci (Con-selho Regional de Corretores de Imóveis), o profssional desta área poderá exercer sua função de corretor.

Pela carência de um curso dire-cionado para o profssional de Real Estate , a Universidade de São Paulo, que possui o Núcleo de Real Estate dentro da Poli, está desenvolvendo um projeto específco em

Real Estate .

Na Inglaterra, onde foi criada a função e o termo, há cursos de graduação direcionados não só ao Real Estate , mas também ao Facility e ao Project Manager . AUniversidade de Cambridge oferece cur-sos de bacharel em Real Estate - Economia Territorial e Análises Urbanas, Analista em Corporate Real Estate , dentre outros. A vantagem destes cursos é a escolha dos segmentos específcos, além da área abran-gente: fnanceiro, administrativo, arquite-tura, engenharia etc. Ou seja, o profssional tem a oportunidade de se formar em uma área específca ou ter o conhecimento de todas elas. Nos EUA, a Universidade de Nova Iorque (NYU) oferece diversos cur-sos de Real Estate , também com temas em investimentos, fnanças, desenvolvimento de projeto e outros.

Percebe-se que no Brasil, para uma pessoa que deseja trabalhar na área de imóveis, basta concluir um curso sim-ples em tecnólogo e obter o Creci. Do

outro lado do mundo, só pela quantidade de cursos que EUA e Inglaterra oferecem, já é possível notar que lá fora não é tão simples assim tornar-se um profssional da área imobiliária.

Além dos três ou quatro anos de graduação, mais a pós-graduação ou espe-cialização, na Inglaterra, por exemplo, para um corretor ou consultor imobiliário poder atuar, ele precisa ter uma certifcação se-melhante à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Podemos citar como exemplo a certifcação do RICS ( Royal Institution of Chartered Surveyor ) na qual, para se asso-ciar, os candidatos passam por uma rigoro-sa prova. Para entendermos a seriedade dos ingleses, temos de entender o que signifca RICS. Surveyor está relacionado ao imó-vel e chartered é uma característica bem conceitual: quem obtém este certifcado é porque foi aceito como um profssional aprovado pela própria Rainha da Inglater-ra, daí o royal , como a primeira palavra do RICS, que vem de realeza. No Brasil são nove profssionais inscritos no RICS.

CoreNet Global Brasil

Trazida para o Brasil por Bruce Lorimer, em São Paulo, como associação desde setembro de 2004, a CoreNet é hoje presidida por Milton Jungman. Há seis anos, portanto, a CoreNet Global Brasil vem crescendo com o principal objetivo de criar um fórum de conhecimento e deba-te para os profssionais de Corporate Real Estate .

“A CoreNet é uma entidade glo-bal que está se desenvolvendo cada vez mais no Brasil, por meio de palestras men-sais que trazem temas atuais e do interesse para o profssional de CRE”, explica Mil-ton Jungman.

O ideal, segundo o presidente da entidade, seria disponibilizar um debate estratégico entre os grandes ocupantes de imóveis, oferecendo conhecimento, es-tratégias de qual a melhor maneira de se ocupar um espaço, como administrar os custos, informar sobre o mercado (econo-mia versus mercado imobiliário) e, acima de tudo, valorizar a carreira do profssional de Corporate Real Estate. n

17

Page 17 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »