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Mercado

de Administração Imobiliária) do Citibank, em São Paulo. Estão sob sua responsabi-lidade todas as agências e escritórios li-gados ao banco em todo o Brasil. Renato também cuida das transações imobiliárias (abertura de uma nova agência, ampliação de um escritório etc), bem como do se-guro do patrimônio e de tudo o que está relacionado a ele.

Basicamente as funções doCREM são gerenciar o espaço físico e, principal-mente, qualquer operação de cunho imobi-liário. Também estão incluídas nas funções deste profssional as contas contratuais do prédio (no caso de uma empresa com várias fliais, como é o caso do Citibank, todas as contas de escritórios e agências fcam sob os olhares do CREM).

Mas como controlar tantos bole-tos? Como saber que dia vai vencer o con-domínio da agência x? Ou quando será ne-cessário renovar o contrato de locação do escritório y?

Para Renato Fusaro, “a organiza-ção dos dados é um dos pontos mais im-portantes, do contrário não existe controle nenhum”. Com este objetivo, foi implan-tado um sistema interno no Citibank que permite o cadastro e a consulta rápida de todos os dados técnicos de cada agência e prédio, assim como a base de pagamentos, licenças de funcionamento, valores, datas de vencimento, condomínios, IPTU, segu-

ros etc. Todas estas informações podem ser levantadas rapidamente. “Este tipo de fer-ramenta facilita muito o nosso trabalho”. Renato Fusaro também enfatiza a importância de um planejamento. Conhe-cendo-se todo o processo pode-se prever e evitar que as coisas fujam do controle, e é importante não esperar, simplesmente, que elas saiam do trilho para tomar uma atitude, que muitas vezes pode ser tardia. É preciso estar preparado. “Prefro muito mais ser ativo do que reativo”, conclui. Podemos dizer, portanto, que o

Corporate Real Estate é a empresa que irá realizar uma operação imobiliária (seja de mudança de endereço, venda, compra, aluguel, reforma ou construção) em seu patrimônio. O CREM entra em contato com uma empresa terceira que realizará, conforme a demanda, uma, duas ou todas as três funções relacionadas aos processos imobiliários. Vamos ver quais são elas.

Real Estate & Transaction

O trabalho de Bruce Lorimer, Só-cio-diretor da Ocupantes Corporate Real Estate, é totalmente focado no usuário fnal. Única no mercado há seis anos, a Ocupantes oferece serviços de Real Estate, Project Management e Administração de Contratos.

Segundo Bruce, “no início de uma

relocalização, o foco é bastante estratégico. Pri-meiramente é importante entender por que o clien-te quer, por exemplo, mudar de endereço. Se é uma questão de imagem corporativa, tamanho do imóvel, falta de espaço físico, algo relacionado ao transporte público para os funcionários etc.

Compreender a necessidade do cliente é o primeiro passo.”

Para facilitar o início do traba-lho, é preciso uma boa comunicação no decorrer do processo. Aliás, comunicação é talvez o principal fator para que uma ne-gociação seja 100% bem sucedida. Uma conversa aberta, sucinta e completa, tendo conhecimento, no entanto, de quais infor-mações devem ou não ser faladas e qual o momento certo.

“Sabendo qual é o objetivo do usuário fnal”, continua Bruce, “tem início a procura dos imóveis que podem atender suas necessidades.” Primeiramente é feita uma busca no Portal Buildings (que con-tém um banco de dados completo com os imóveis vagos, suas especifcações técni-cas, localização etc). A partir daí, há um levantamento dos imóveis compatíveis

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do cliente é o primeiro passo.”

Bruce Lorimer

Sócio-diretor de Serviços Corporativos da Ocupantes Cor-porate Real Estate. Membro Fundador, no Brasil, da Core-Net Global. Graduado em Engenharia Civil, pela Durham University, Inglaterra, Mestre em Engenharia da Constru-ção Europeia, na Universidad de Cantabria, Espanha.

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