Page 13 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 13

custo mais alto de uma empresa é o imobi-liário, é nesta defnição mais ampla na qual nos encaixamos.

Neste contexto, a área de Real Estate pode ser dividida conforme esquema abaixo.  

Terceirização de serviços: uma ferramenta indispensável

A presença de especialistas no escalão de diretoria não interferiu em uma tendência global: a terceirização. No mo-delo abaixo, a diretoria, embora especialis-ta em Corporate Real Estate , contrata os serviços de profssionais dedicados ( Real Estate, Project e Facility Managers ), man-tendo assim enxuta a folha salarial e per-mitindo mais fexibilidade.

Esse é o modelo para o qual a maioria das grandes empresas está mi-grando: Centralized Management, Decen-tralized Execution (Gerenciamento Cen-tralizado, Execução Descentralizada). A execução descentralizada nada mais é do que a contratação de serviços locais. O Gerente (ou Diretor) de Tran-

sações contrata uma empresa especializada em transações imobiliárias; o Gerente (ou Diretor) de Facilities contrata uma empre-sa de gestão de instalações para coordenar todos os prestadores de serviços, tais como a empresa de manutenção, a empresa de segurança, o fornecedor de mobiliário, a empresa de limpeza etc.

Para entender passo a passo como é feito todo este processo, vamos defnir cada termo da ilustração abaixo.

Corporate Real Estate (CRE)

Uma empresa, de pequeno, médio ou grande porte, que decide implantar o sistema de CRE em sua organização está dando um passo estratégico e com visão de futuro. O Corporate Real Estate Manager é um profssional ou um departamento que cuida do patrimônio, da corporação da em-presa, e que será responsável por tudo o que envolve o imóvel.

Renato Fusaro, além de Vice-pre-sidente da CoreNet do Brasil (veja adian-te), é o Real Estate Head (Gerente-adjunto

Corporate Real Estate Management

(Gerenciamento de Patrimônio Corporativo)

Real Estate & Transaction

Management

(Gerenciamento de Bens e Transações)

Project Management

(Gerenciamento de Projeto)

Facilities Management

(Gerenciamento de Instalações)

Mantém um banco de dados de todos os imóveis próprios ou locados pela empresa; monitora o bomaproveitamento, gerencia aumento ou diminuição do número de imóveis no portfólio e as relevantes transações.

Gerencia a obra antes da ocupação. Analisa todas as medidas a serem tomadas, construções, reformas, instalações, com a finalidade de deixar o imóvel pronto para a ocupação. Também é responsável pela equipe que irá realizar tais obras e a parte burocrática.

Gerencia a manutenção interna (porta para dentro) dos imóveis ocupados, visando a boa eficiência do uso dos espaços, o conforto adequado, o funcionamento dos sistemas prediais durante a ocupação.

dos pontos mais importantes.”

Renato Fusaro

Superintendente Adjunto de Administração Imobiliária do Citigroup (Banco Citibank S.A.), nas áreas de planeja-mento, direção, fnanceira, jurídica e patrimonial. Vice-presidente da CoreNet Global no Brasil. Tem formação em Administração Financeira pelas Faculdades Radial e é pós-graduado em Business Administration pelo Ibmec. Foi professor universitário das Faculdades Radial e Tan-credo Neves, com aulas ministradas de Planejamento

Estratégico e Economia.

Page 13 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »