Page 22 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online

construção que será padrão para o futuro da construção civil co-mercial.

Mas o que poucos sabem é que existem certifcações que vão além dos novos edifícios. Se você é, por exemplo, proprie-tário de um andar, ou ocupa um escritório, e gostaria de dar um passo além, tornando esse espaço ecologicamente correto, dentro do que existe de mais moderno no conhecimento de sustentabili-dade, você pode ser um excelente candidato a receber uma certi-fcação LEED para interiores comerciais, cuja sigla em inglês é LEED CI ® .

LEED CI ® (Commercial Interior) é a certifcação LEED ® para interiores comerciais que foi desenvolvida para garantir o alto desempenho dos interiores, em termos de ambiente saudável, locais de trabalho produtivos, baixo custo de manutenção e ope-ração e redução do impacto ambiental. O LEED CI ® oferece aos usuários, arquitetos de interiores e designers, a possibilidade de criar ambientes sustentáveis, independentemente de não poderem atuar na operação de todo o prédio.

Uma vez que as modifcações devem ser feitas no escri-tório, surgem diferentes graus de difculdade, sendo que talvez a mais importante delas seja a idade do edifício. Edifícios antigos podem ser inefcientes em vários aspectos, principalmente no consumo de energia elétrica e água. Por outro lado, edifícios mais modernos, que já possuem especifcações técnicas mais moder-nas, podem comportar as mudanças exigidas para a certifcação sem grandes difculdades.

Os itens analisados para obtenção do LEED CI ® estão

2. Efciência no uso da água , que compreende itens como redu-ção do uso de água em pelo menos 20%.

3. Energia e Atmosfera , sendo que itens como diminuição da emissão de CFC (clorofuorcarbono) em equipamentos de aque-cimento, ventilação e ar condicionado (conhecidos pela sigla in-glesa HVAC), são obrigatórios.

4. Materiais e Recursos , que incluem itens como coleta e se-leção de materiais recicláveis e uso de materiais regionais e de madeira certifcada.

5. Qualidade do Ambiente Interno – pontos como desempenho mínimo da qualidade interna de ar e controle de fumantes são obrigatórios. Neste último ponto, escritórios situados na cidade de São Paulo saem na frente, já que a proibição do fumo em am-bientes públicos ou coletivos está proibida.

6. Inovação de Projeto e Desenho.

Segundo o Green Building Council Brasil, atualmente estão em processo de obtenção dessa certifcação o Fleury Medi-cina Diagnóstica (LEED CI 2.0), Morgan Stanley Bank (LEED CI) e Veranum Tempus Soluções (LEED CI 2.0), todos em São Paulo.

Dados atualizados em 06 de Maio de 2009. n

22

Page 22 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »