Page 11 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

www.buildings.com.br Espaços Corporativos Online 11

2 – Área de carpete.

Como o próprio nome sugere, é a área onde é possível a colocação de carpete. Por isso essa área não inclui as áreas de banheiros, copa e depósitos (também chamadas de áreas molhadas). Não são contabilizadas, ainda, a área ocupada pela espessura das paredes e colunas, ou áreas ocupadas por shafts de tubulações. Áreas de cir-culação exclusiva, como hall de elevadores e escadarias privativas não são contabilizadas.

3 – Área útil.

A área útil é uma área mais ampla e a resultante da soma da área de carpete, áreas molhadas (áreas de banheiros, copas e depósitos) e as áreas de acesso exclusivo do conjunto (ou unidade autônoma, como é tecnicamente descrita) que pode compreender o hall de elevadores e recepção predial, se estes forem de uso exclusivo do

usuário. As escadarias, shafts de tubulações elétricas, de telefonia e hidráulicas, mesmo que de uso exclusivo, não são computadas nesta área. É por isso que é sobre essa área que se faz o projeto de interior, ou mesmo os test-fts. A área ocupada por colunas ou tubulações não pode ser ocupada.

4 – Área privativa.

O cálculo desse tipo de área é um pouco mais complexo e técnico. Basicamente é uma área de acesso e uso exclusivo do conjunto (ou unidade autônoma) que inclui as áreas de shafts de tubula-ções para cabos elétricos, voz e dados e rede hidráulica, sala de

fancoil ou máquina do sistema de ar condicionado, além da área ocupada por colunas e espessura de paredes, esta última seguindo o seguinte critério: quanto às paredes que separam as unidades in-dependentes, ou conjuntos, é considerada apenas a metade da área de espessura dessas paredes, mas a espessura das paredes externas do conjunto entram integralmente.

5 – Área locável.

Numa defnição direta e muito simples podemos dizer que área locável é a área sobre a qual o proprietário faz a cobrança do alu-guel. Dessa maneira, ela pode ser qualquer uma das áreas des-critas anteriormente, sendo que normalmente a cobrança é feita sobre a área privativa. Deste ponto é que se deduz a importância de conhecer os diferentes tipos de áreas e saber qual delas está sendo usada para a determinação do valor locatício.

Detalhe da área considerada em

paredes internas

Page 11 - Edição 18

This is a SEO version of Edição 18. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »